Revistacarros

Ford Fiesta pode regressar com a ajuda da VW

O icónico Fiesta poderá renascer das cinzas com a ajuda da Volkswagen, com as duas marcas a explorar novos projetos após uma primeira tentativa “muito bem-sucedida”.

O último Ford Fiesta saiu da linha de produção em Colónia, na Alemanha, em julho de 2023, alterando significativamente o panorama automóvel. Mas o sucesso do acordo que permitiu aos modelos Ford Explorer e Capri utilizar a base dos ID.4 e ID.5 da VW significa que um regresso surpresa pode estar para breve.

Embora nada esteja confirmado, o diretor de vendas e marketing da Volkswagen, Martin Sander, disse em exclusivo à Auto Express que considerava a parceria original entre a Ford e a VW para carros elétricos “muito, muito, muito bem-sucedida» e que «não queria descartar a possibilidade de haver oportunidades futuras para partilhar tecnologia novamente”.

A declaração do ex-funcionário da Ford Europa, Sander, pode, portanto, abrir a possibilidade de uma nova geração de carros pequenos e superminis com a marca Ford, baseados na plataforma MEB Entry encurtada, que servirá de base para o ID.1 e o ID.2. Isso poderia fazer com que o renascido Fiesta elétrico tivesse até 280 milhas de autonomia e velocidades de carregamento rápido DC de 125 kW.

O acordo inicial que a Volkswagen chegou com a Ford foi, segundo Sander, “uma oportunidade para [a VW] crescer ainda mais do que podemos, com base na dimensão do nosso negócio” – algo que, em teoria, poderia ser repetido com uma segunda ronda de carros familiares mais pequenos e eficientes.

Leia também: Elétrico mais barato da Volkswagen será produzido em Portugal

A Ford está a entrar num período potencialmente crucial enquanto planeia o seu futuro na Europa; o Puma continua a ser um grande sucesso de vendas, mas com um preço inicial superior a 26 500 £, já não é o modelo acessível que era outrora. Mas, como a fabricante já tinha dado a entender anteriormente – primeiro ao retirar o Fiesta e, em breve, o Focus do mercado –, tornou-se cada vez mais difícil ganhar dinheiro com carros citadinos e hatchbacks familiares tradicionais.

Embora a Ford tenha se recusado a confirmar se as negociações estavam em andamento, ela afirmou: “[A Ford] está confiante em sua capacidade de competir nos segmentos certos” – sugerindo que ficaria de olho nas tendências do mercado e investiria conforme apropriado.

É claro que, se tal modelo viesse a ver a luz do dia, as suas proporções provavelmente refletiriam as do ID.2 pronto para produção – refletidas aqui na nossa imagem exclusiva. O Fiesta que está a sair tinha 4.068 mm de comprimento, apenas 18 mm mais longo que o conceito ID.2all.

A postura mais larga e a bateria montada mais baixa da VW devem dar ao Fiesta aquele caráter dinâmico típico presente em todos os Fords modernos.

Em termos de design, espere uma dianteira limpa e sem detalhes e uma assinatura de luzes diurnas LED nítidas – possivelmente incluindo uma barra de luzes em toda a largura. As rodas aerodinâmicas são praticamente uma certeza, aumentando de tamanho para as inevitáveis versões ST-Line que se juntarão à gama mais tarde. Não esperamos que a Ford (ou a Volkswagen) ofereça uma carroçaria de três portas; ambos os carros serão apenas de cinco portas.

Ford Fiesta

Exit mobile version