Revistacarros

Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado

Para não ficar atrás do Renault 4 Savane 4×4, a Fiat tem o seu próprio pequeno veículo todo-o-terreno.

O divertido Grande Panda, lançado no ano passado, finalmente recebe o tratamento 4×4, embora este também ainda seja um conceito. No entanto, há esperança para um modelo de produção, já que a marca Stellantis menciona que há «potencial» para um Grande Panda 4×4.

Panda
Entretanto, o conceito presta homenagem a um dos carros mais reconhecíveis da empresa: o Panda 4×4 original, lançado em 1983.

O Grande Panda está disponível como híbrido moderado com um motor turbo de três cilindros ou como veículo elétrico puro. A Fiat não especificou qual versão está na base do conceito 4×4, mas agora há um motor elétrico traseiro. Embora a potência total não tenha sido divulgada, é certamente superior aos 113 CV do EV e aos 110 CV oferecidos pelo motor a gasolina híbrido moderado de 1,2 litros.


Seja como for, é a prova de que a Stellantis Smart Car Platform pode ser adaptada para tração integral. A arquitetura suporta atualmente vários modelos Citroën e o novo Opel Frontera, embora todos sejam de tração dianteira.

Leia também: Como tornar um Fiat Panda 4×4 ainda mais especial… e elétrico

Tal como o original, o Grande Panda 4×4 mantém a simplicidade com um visual utilitário com jantes de aço. A Fiat adiciona um revestimento plástico robusto à carroçaria e uma suspensão elevada para melhorar a distância ao solo.

As características todo-o-terreno incluem proteção dianteira e traseira da parte inferior da carroçaria, uma barra de tejadilho com roda sobressalente e luzes auxiliares. Repetidos no pára-choques dianteiro, os LEDs de quatro pontos complementam o design pixelizado dos faróis. Outras alterações incluem um emblema 4×4 na porta traseira e um recorte «Panda» no revestimento preto lateral.


Os carros pequenos com tração integral são uma raridade na Europa, mas a Suzuki cobre esse nicho com o supermini Swift. As versões AWD do Renault 4 e do Grande Panda agradariam a quem gosta de off-road leve num pacote pequeno e acessível.

Embora o Panda, já envelhecido, ainda esteja no mercado, a Fiat descontinuou a sua versão 4×4 há alguns anos. Antes de retirar a variante mais robusta, ofereceu uma edição especial em 2023 para marcar os 40 anos desde o lançamento do modelo original.

Exit mobile version