Revistacarros

Este pode ser o Fiat mais interessante da última década

A Fiat está a intensificar a sua estratégia com dois novos modelos que serão lançados no próximo ano, com o objetivo de renovar a sua linha com veículos maiores e mais práticos, construídos com base na arquitetura económica da Stellantis.

Estas novidades foram concebidas para preencher uma lacuna na gama da Fiat, ao mesmo tempo que se apoiam em marcas e conceitos comprovados. O primeiro dos dois, atualmente conhecido simplesmente como Fastback, deverá estrear-se antes do final de 2025.

Fiat
Em vez de começar do zero, o novo Fastback será inspirado em modelos já conhecidos. Segundo relatos, ele está a ser desenvolvido como uma mistura do extinto Tipo, do Fastback existente vendido no Brasil e do Egea da Turquia. Essa combinação deve resultar num crossover compacto prático e com grande apelo. As opções de motorização ainda não foram confirmadas, mas as primeiras indicações apontam para uma mistura de motores de combustão interna, híbridos e, provavelmente, uma versão totalmente elétrica.


No entanto, é provavelmente o segundo SUV novo da Fiat que realmente chamará a atenção. Atualmente conhecido como GigaPanda, será um pouco maior do que o novo Grande Panda. Servirá como modelo irmão do novo Citroen C3 Aircross e será oferecido em versões de cinco e sete lugares.

Leia também: Fiat 500 recupera o motor a gasolina e traz uma surpresa

Um carro conceito apresentado pela Fiat no início de 2024 nos deu uma prévia do novo modelo. Pintado em um tom brilhante de roxo, o conceito tinha um exterior com tema retrô que inclui grandes luzes LED pixelizadas semelhantes às que a Hyundai tem usado em alguns de seus veículos elétricos.

Em entrevista à Auto Express, o chefe de design da Fiat, François Leboine, observou que algumas mudanças serão feitas no modelo de produção.


“Não posso dizer que faremos [exatamente] assim”, disse ele sobre o conceito. Mas trabalhámos nesta família de veículos e eles estão prontos. O [Grande] Panda [conceito] era um pouco exagerado, mas todas as características estavam lá. É mais ou menos isso que vai acontecer [com o GigaPanda].”

Tal como o novo Fiat Fastback, o GigaPanda será oferecido com uma seleção de diferentes motorizações. Estas podem incluir as mesmas baterias de 44 kWh e 54 kWh disponíveis no Citroen C3 Aircross, bem como o sistema híbrido moderado de 1,2 litros da Fiat. Também são prováveis motores a gasolina mais tradicionais, assim como potenciais opções a etanol para mercados como o Brasil.

Ainda não se sabe se algum dos modelos irá abalar drasticamente a posição da Fiat no mercado global, mas, no mínimo, prometem trazer alguma variedade muito necessária a uma linha que tem estado um pouco escassa nos últimos anos.

Exit mobile version