A última geração do 500 tem sido proposta exclusivamente como veículo elétrico, mas não vai demorar muito para que possa adquirir o hatchback com motor de combustão interna.
A marca italiana, parte do conglomerado automóvel da Stellantis, deu início à pré-produção do 500 com um motor híbrido. A produção na fábrica de Mirafiori, em Turim, está prevista para começar em novembro, com uma produção anual projetada para atingir até 100.000 unidades quando estiver em pleno funcionamento.
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Tal como o seu antecessor, o próximo 500 Hybrid apresenta uma caixa de velocidades manual. A Fiat não divulgou detalhes técnicos sobre o seu “novo” modelo de entrada, mas estas imagens oficiais deixam ver uma alavanca de uma caixa manual.
A caixa manual de seis velocidades deverá ser combinada com um pequeno motor de três cilindros. Deverá ser um híbrido moderado de 1,0 litros que produz 70 CV, a condizer com o anterior 500 Hybrid e o envelhecido Panda.
Visualmente, o 500 de três cilindros é quase idêntico ao seu irmão sem emissões, até à localização, forma e tamanho da tampa do depósito de combustível no guarda-lamas traseiro direito. Relatos da Itália dizem que a Fiat batizou o carro de 500 Torino, para distinguir o híbrido do 500e elétrico.
No interior, além do comando da alavanca da caixa em forma de bola de bilhar e do terceiro pedal, o painel de instrumentos permanece oculto nos protótipos, embora se espere que seja ligeiramente diferente do ecrã do EV.
Uma vez que o 500 foi concebido como um veículo elétrico, as restrições de espaço provavelmente impedem a instalação de um motor maior. Regulamentos de emissões mais rigorosos também representam outro golpe para o futuro do hot hatch, forçando efetivamente a Abarth a tornar-se totalmente elétrica no futuro, pelo menos na Europa.