Revistacarros

Quem o viu e quem o vê! O Dacia Duster era para ser assim

O Dacia Duster é hoje um dos SUVs mais reconhecidos e vendidos na Europa, mas a sua história começou com um protótipo muito diferente do modelo que conhecemos. Apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra em 2009, o Dacia Duster Concept surpreendeu pela sua ousadia e linhas futuristas, antecipando tendências que só se tornariam populares anos mais tarde.

Um design visionário

Desenvolvido pelos centros de design da Dacia em Bucareste e Guyancourt, o Duster Concept destacava-se pelo seu perfil aerodinâmico e estilo SUV coupé, uma abordagem pouco comum na época.

Com 4,25 metros de comprimento, era ligeiramente mais curto que o modelo de produção, mas oferecia uma distância entre eixos maior (2.804 mm), sugerindo um interior mais espaçoso.

A carroçaria estreita (1.640 mm) e baixa (1.495 mm) contrastava com o Duster comercializado, que adotou uma silhueta mais robusta e alta.

O conceito privilegiava um visual desportivo, enquanto a versão final optou por uma abordagem mais prática, com maior capacidade de carga (475 litros no porta-malas).

Leia também:Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

Exit mobile version