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Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

A Ford modernizou o Kuga para voltar a impulsionar as vendas do SUV no mercado português e atingir a expressão correta do seu valor. As mudanças incluem um visual mais moderno, novas versões a chamar à aventura e um sistema híbrido plug-in mais eficiente.

KugaA gama Kuga recebe inéditas versões Active que combinam a imagem aventureira, conferida por “camuflagem” específica para escapadelas do asfalto, com os argumentos reconhecidos das versões “civis” do SUV da Ford.

Na imagem, é uma claríssima piscadela de olho a uma clientela jovem, com especial gosto por atividades radicais na natureza. A grelha frontal mais pronunciada apresenta barras verticais largas com acabamento em preto brilhante, complementadas por uma grelha inferior diferenciada, enquanto a placa de proteção inferior à frente e atrás vem sublinhar a sua atitude mais aventureira.

Mas os melhoramentos do Kuga Active vão para além do visual e do reforço do equipamento, incluindo o aumento da altura ao solo de 10 mm à frente e de 5 mm atrás, proporcionando uma distância adicional e que permite encarar com outro à vontade os terrenos acidentados, enquanto o modo de condução “Trilho” altera o controlo de tração e a resposta do acelerador para manter a dinâmica em superfícies com menos aderência, como areia ou lama.

Recheio tecnológico

O interior é vanguardista, quer pelos materiais, tecidos e cores utilizadas, quer pela tecnologia abundante, apesar da decoração mais “clean”, com menos botões físicos. Em termos de espaço, tudo na mesma: posição de condução sobrelevada, com boa visibilidade para todos os ângulos da estrada, e fartura de centímetros livres nos lugares traseiros.

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O sentido prático continua a ser, sem dúvida, um dos grandes trunfos do Kuga. O banco posterior pode ser movido longitudinalmente 15 cm através de calhas, possibilitando gerir o espaço para as pernas e a volumetria da bagageira, com até 553 litros. O rebatimento destes bancos faz-se mediante acionamento elétrico (botão), facilitando a operação, e assim criando uma superfície de carga totalmente plana. Nota ainda para os passageiros que viajam atrás, nos lugares laterais, que podem dispor de sistema de aquecimento individual. Também muito útil, a tecnologia FordPass Connect que torna o Kuga num hotspot wi-fi móvel com capacidade para até dez smartphones! Estes conectam-se via bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento SYNC 4, o mais moderno do fabricante (utiliza o dobro da capacidade de computação do anterior), em que a visualização e o controlo fazem-se num ecrã digital tátil de 13,2” ao centro do tablier. O painel de instrumentos é totalmente digital, com 12,3”.

Mais eficiente

Na gama Kuga, o híbrido plug-in (PHEV) mantém o estatuto de porta-estandarte, combinando o bloco a gasolina de 4 cilindros e 2.5 litros, que funciona segundo o ciclo Atkinson, e um motor elétrico alimentado por bateria de iões de lítio de 14,4 kWh. O módulo desenvolve uma potência máxima de 243 CV e proporciona uma autonomia 100% elétrica de até 65 km, com a boa notícia de que o consumo de gasolina nunca passa para valores exagerados mesmo com a bateria “nas lonas”.

Conseguimos rolar por grandes períodos com média de consumo de apenas 4 l/100 km, o que é obra para um modelo com estas características. Ainda assim, a maior evolução face à anterior versão é mesmo o “pulo” de 18 CV a fazer-se notar nas prestações. A marca da oval azul anuncia quase menos dois segundos na medição de 0 a 100 km/h (ver ficha técnica) e a verdade é que a reação do acelerador é agora bem mais expedita. Chega a surpreender a elasticidade sentida nos baixos e médios regimes. E sempre com níveis de ruído contidos.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA

FORD KUGA ACTIVE X 2.5 DURATEC PHEV

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                2.488 cm3

POTÊNCIA                                     155 CV às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     200 Nm às 4.500 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa automática de variação contínua (CVT)

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente

POTÊNCIA                                     132 CV (97 kW)

BINÁRIO                                        N.D

BATERIA                                        Polímero de iões de lítio, 14,4 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                69 km

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Gasolina-Elétrico, PHEV

POTÊNCIA (TOTAL)                    243 CV (179 kW)

BINÁRIO (TOTAL)                       370 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA              200 km/h

ACELERAÇÃO                               7,3 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    0,9 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             21 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.645 / 1.882 / 1.681 mm

PNEUS                                           225/60 R18

PESO                                              1.859 kg

BAGAGEIRA                                 395-536-1.517 l

PREÇO                                           53.764 € (44.039 € c/ campanha)

GAMA DESDE                              44.039 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 221,37 €

LANÇAMENTO                            Outubro de 2024

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