A Ford modernizou o Kuga para voltar a impulsionar as vendas do SUV no mercado português e atingir a expressão correta do seu valor. As mudanças incluem um visual mais moderno, novas versões a chamar à aventura e um sistema híbrido plug-in mais eficiente.
Mas os melhoramentos do Kuga Active vão para além do visual e do reforço do equipamento, incluindo o aumento da altura ao solo de 10 mm à frente e de 5 mm atrás, proporcionando uma distância adicional e que permite encarar com outro à vontade os terrenos acidentados, enquanto o modo de condução “Trilho” altera o controlo de tração e a resposta do acelerador para manter a dinâmica em superfícies com menos aderência, como areia ou lama.
Recheio tecnológico
O interior é vanguardista, quer pelos materiais, tecidos e cores utilizadas, quer pela tecnologia abundante, apesar da decoração mais “clean”, com menos botões físicos. Em termos de espaço, tudo na mesma: posição de condução sobrelevada, com boa visibilidade para todos os ângulos da estrada, e fartura de centímetros livres nos lugares traseiros.
Leia também: Ford apresenta Black Package para o SUV Kuga
Mais eficiente
Na gama Kuga, o híbrido plug-in (PHEV) mantém o estatuto de porta-estandarte, combinando o bloco a gasolina de 4 cilindros e 2.5 litros, que funciona segundo o ciclo Atkinson, e um motor elétrico alimentado por bateria de iões de lítio de 14,4 kWh. O módulo desenvolve uma potência máxima de 243 CV e proporciona uma autonomia 100% elétrica de até 65 km, com a boa notícia de que o consumo de gasolina nunca passa para valores exagerados mesmo com a bateria “nas lonas”.
Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
FORD KUGA ACTIVE X 2.5 DURATEC PHEV
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 2.488 cm3
POTÊNCIA 155 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 200 Nm às 4.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa automática de variação contínua (CVT)
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 132 CV (97 kW)
BINÁRIO N.D
BATERIA Polímero de iões de lítio, 14,4 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 69 km
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Gasolina-Elétrico, PHEV
POTÊNCIA (TOTAL) 243 CV (179 kW)
BINÁRIO (TOTAL) 370 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 200 km/h
ACELERAÇÃO 7,3 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 0,9 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 21 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.645 / 1.882 / 1.681 mm
PNEUS 225/60 R18
PESO 1.859 kg
BAGAGEIRA 395-536-1.517 l
PREÇO 53.764 € (44.039 € c/ campanha)
GAMA DESDE 44.039 €
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 221,37 €
LANÇAMENTO Outubro de 2024