Revistacarros

Carros chineses ao nível dos europeus? O que diz estudo feito a 14 marcas

carros chineses

BYD elétricos

Carros chineses: estudo independente confirma que qualidade ainda não iguala a dos europeus…

Um estudo da Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) espanhola concluiu que, apesar da presença crescente no mercado, os automóveis de origem chinesa continuam, em termos gerais de qualidade, abaixo dos níveis dos seus concorrentes europeus e asiáticos.

A investigação, que analisou 14 modelos chineses, destaca que estes veículos oferecem, na sua maioria, bons níveis de segurança passiva, com muitos a alcançarem a classificação máxima de 5 estrelas nos testes da EuroNCAP.

No entanto, quando avaliados em parâmetros como comportamento, consumo, conforto e espaço interior – critérios agregados sob o conceito de “qualidade” – a pontuação média dos chineses (67/100) ficou atrás da dos coreanos (73), europeus (72) e americanos (71). Um exemplo citado é o MG ZS, que obteve 63 pontos, abaixo de rivais diretos como o Hyundai Kona ou o Volvo EX30.

A OCU alerta também para a fiabilidade a médio e longo prazo dos carros chineses, que considera “incerta”, uma vez que a maioria das marcas chinesas está no mercado há menos de cinco anos, não existindo ainda dados sólidos sobre avarias recorrentes.

A organização recomenda, por isso, que os potenciais compradores investiguem a reputação da marca, os serviços pós-venda e a proximidade das oficinas antes de decidir uma compra.

Leia ainda:

Maior escândalo da indústria automóvel moderna faz 10 anos

Exit mobile version