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BYD está a desenvolver um kei car elétrico para o Japão

O mercado japonês de veículos elétricos caiu 33% em 2024, partindo de uma base já, por si, baixa. No entanto, a empresa chinesa BYD registou um crescimento nas vendas no país do sol nascente.

BYDA Nissan continua a dominar o mercado japonês de carros elétricos e a Tesla é líder entre os veículos elétricos importados, mas a BYD está a trabalhar num modelo com o qual espera alcançar o primeiro lugar nas listas de vendas de veículos elétricos do país.

O Nikkei informa que a BYD está a trabalhar num carro kei elétrico para competir com o veículo sem emissões mais vendido no Japão, o Nissan Sakura. O Sakura também é um carro kei com um preço inicial de cerca de US$ 18.250 (cerca de 16.050 euros à taxa de câmbio atual).


Este modelo tem uma bateria minúscula de 20 kWh, com uma autonomia WLTC de 180 km. Dispõe de uma bomba de calor para uma climatização eficiente do habitáculo e uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW.

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Para que a BYD tenha sucesso com o seu kei car no Japão, terá de superar as especificações do Sakura e oferecê-lo a um preço mais baixo. Uma das razões pelas quais os compradores de automóveis japoneses evitam os veículos elétricos (que representaram apenas 2% de todos os automóveis novos comprados em 2024) é o seu preço elevado. Se a BYD conseguir reduzir o preço do carro mais vendido do país, não deverá ter problemas em destroná-lo.


De acordo com o Nikkei, a BYD estabeleceu como meta um preço inicial de cerca de US$ 17.700 (cerca de 15.500 euros à taxa de câmbio atual), o que atenderia aos critérios mais importantes de acessibilidade e lhe daria maiores chances de sucesso.

Para que um carro cumpra a regulamentação japonesa sobre kei cars (que implica impostos baixos, além das vantagens de estacionamento e uso que um carro tão pequeno oferece), ele não deve medir mais de 3,4 metros de comprimento, 1,48 de largura e 2 metros de altura. Os kei cars também estão limitados a 64 cv de potência máxima.


Dado que os kei cars são tão específicos da regulamentação japonesa e não são vendidos em nenhum outro lugar, praticamente nenhuma empresa fora do Japão fabricou um. A única exceção (com asterisco) é a smart, que tornou o seu fortwo mais estreito e limitou a sua cilindrada a 660 cm3 para cumprir a regulamentação do mercado japonês.

O mais parecido com um kei car estrangeiro atualmente é provavelmente o Hyundai Inster, mas ainda é 10% maior, pois não foi projetado para cumprir as normas específicas do Japão.

A BYD poderá ser o primeiro fabricante automóvel não japonês a trabalhar num kei car feito à medida. Atualmente, vende quatro modelos no Japão: o Dolphin, o Atto 3, o SEAL e o Sealion 7.

O primeiro deles é um compacto, mas é demasiado largo para a classificação de kei car, pelo que não é tão popular como poderia ser. Este novo kei car elétrico poderá chegar em 2026.

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