Revistacarros

BYD vai reforçar aposta nos PHEV para a Europa

Embora a BYD seja conhecida como uma das principais fabricantes mundiais de veículos elétricos a bateria, na verdade ela vende mais híbridos plug-in do que veículos elétricos.

Esta é uma boa notícia para os seus planos de expansão na Europa, já que a empresa reconheceu recentemente que, como nem todos os compradores de carros novos estão dispostos a adotar veículos totalmente elétricos, ela precisa vender mais PHEVs no Velho Continente.

Leia também: Ford desmontou alguns BYD e foi isto que concluiu

A China continua a ser o maior mercado da BYD, mas para se estabelecer como um rival global legítimo das marcas tradicionais, precisa de aumentar as suas vendas na Europa. Ganhar uma posição neste mercado tem-se revelado complicado, em parte devido a uma rede insuficiente de concessionários e à falta de opções PHEV.

BYD
Numa recente intervenção num evento em Estugarda, a diretora da BYD para vários países da Europa Central, Maria Grazia Davino, afirmou que a empresa planeia lançar pelo menos mais dois modelos este ano em mercados como a Alemanha. Atualmente, o único híbrido plug-in que a BYD vende na Europa é o Seal DM-i.

“Nem todos estão prontos para os veículos elétricos. Precisamos de algo mais para convencer o cliente”, afirmou Davino à Reuters. “Todos os meses, encontramos o melhor equilíbrio entre o que o cliente quer e o que torna a distribuição bem-sucedida. Num futuro próximo, teremos dois pilares: um totalmente elétrico e outro DM-i.”

Embora a BYD esteja sujeita às tarifas de importação europeias anunciadas no ano passado, irá construir muitos dos seus modelos vendidos localmente em novos complexos de produção na Hungria e na Turquia, o que lhe permitirá contornar essas tarifas.

Embora as suas vendas locais não tenham crescido tão rapidamente quanto gostaria, há sinais de melhora. Durante o primeiro trimestre de 2025, a BYD vendeu mais de 37.000 veículos em toda a Europa, um aumento de cerca de 8.500 unidades em relação ao primeiro trimestre de 2024.

Além de trazer mais PHEVs para a Europa, a BYD lançou recentemente a sua nova marca premium Denza. Posicionada como rival de marcas como Mercedes-Benz, BMW e Audi, a Denza começará por vender o seu Z9 GT, criado para competir com o Porsche Taycan Sport Turismo. A venda local da carrinha D9 terá início numa data posterior.

Exit mobile version