Revistacarros

XPeng Iron: o robô humanoide que se move como uma pessoa

A Xpeng, empresa tecnológica que anuncia ser líder em veículos elétricos inteligentes orientados por IA e inovação, aproveitou a presença no Salão Automóvel de Singapura, para apresentar o Iron, um robô humanoide, equipado com 2250 TOPs de capacidade de computação, e que se move como uma pessoa.

Apontado como um dos robôs humanoides mais avançados da atualidade, o Iron, desenvolvido pela fabricante chinesa de veículos elétricos possui um design realista, incluindo músculos artificiais e coluna vertebral biónica para movimentos fluidos.

A estrutura é igualmente composta por pele sintética flexível, que cobre todo o corpo e até simula a temperatura humana. Esta combinação levantou mesmo dúvidas sobre a veracidade da máquina na conferência realizada em novembro, intrigando o público presente.

O Iron, que a XPeng diz que pode ser personalizado, é um robô destinado a atividades comerciais, com a sua utilização recomendada para escritórios, lojas e showrooms., não estando prevista para já uma versão doméstica deste robô humanoide.

XPeng Iron

Na base deste robô da marca chinesa está a Inteligência Artificial (IA), desenvolvida pela XPeng que conta com um sistema completo de IA Física (Physical AI), que abrange múltiplas áreas, incluindo chips, sistemas operativos (grandes modelos) e hardware inteligente. Este sistema constitui a base tecnológica para a aplicação da XPeng em plataformas inteligentes incorporadas, como automóveis com IA, robotáxis, robôs humanoides e carros voadores.

Além disso, o Iron e alguns dos próximos lançamentos automóveis da XPeng, estão equipados com três chips Turing AI, que segundo a marca oferecem uma capacidade efetiva de computação de 2250 TOPs. Paralelamente, a mais recente geração do humanoide Ironé a primeira a integrar o modelo de grande escala de mundo físico de primeira geração da XPeng.

 

Leia também:

Hyundai rivaliza com a Tesla e não é só nos automóveis

Exit mobile version