A fabricante chinesa de veículos elétricos XPeng acaba de anunciar uma parceria com a Amap, braço de mapeamento digital da Alibaba, para lançar um serviço de robotáxi.
O anúncio feito esta quarta-feira em comunicado pelas duas empresas, adianta que a XPeng lançará três modelos de robotáxis desenvolvidos internamente e que as operações de teste estão previstas para 2026.
Os veículos, projetados para condução autónoma de Nível 4, vão realizar os seus testes em cidades como Guangzhou, na China, e vão contar com funções de interação externa para exibir intenções de direção.
Os veículos autónomos da XPeng serão integrados na plataforma da Amap, que já coopera com empresas locais de robotáxis, incluindo a WeRide e a Pony.ai.
Recorde-se que a XPeng, líder em mobilidade de Inteligência Artificial e alta tecnologia, começou a explorar o serviço de robotáxis no segundo semestre de 2022, altura em que a empresa chinesa utilizando SUV G9 recebeu aprovação para testes em vias públicas em Guangzhou, cidade onde a empresa está sediada.
Agora a XPeng dá mais um passo na sua estratégia com uma parceria com a Amap, com o objetivo de construir uma rede global de serviços de robotáxi, afirmou a fabricante de veículos elétricos em comunicado revelado na rede social Weibo, sem especificar um prazo.
