A Xiaomi, gigante chinesa dos smartphones, não entrou nos automóveis para desligar a meio. Depois do primeiro sucesso, já tem um novo SUV elétrico para mostrar. Com a Tesla ‘na mira’.
Enquanto a Apple (alegadamente) desistiu do seu projeto de carro elétrico após anos de investimento, a Xiaomi surpreendeu ao lançar com sucesso a sua primeira berlina elétrica, a SU7, conquistando 135.000 encomendas em menos de 10 meses. Mas como é que a gigante chinesa, conhecida pelos seus smartphones, conseguiu entrar no competitivo mercado automóvel, enquanto a Apple falhou?
A resposta está na estratégia da Xiaomi: em vez de tentar construir um carro do zero, a empresa integrou o seu veículo no ecossistema tecnológico que já possuía. Desde smart home a dispositivos conectados, a SU7 comunica com outros aparelhos da marca, oferecendo funções inteligentes, como carregamento automático baseado nos hábitos do utilizador. Além disso, a Xiaomi beneficiou da cadeia de abastecimento chinesa, aproveitando parcerias com fabricantes de baterias e até adquirindo uma fábrica de automóveis estatal.

Com um preço competitivo (a partir de 27.500€ na China), a SU7 desafia rivais como a Tesla e a BYD. E a ambição não para: a Xiaomi já prepara um SUV e planeia uma expansão global, que pode chegar mais cedo do que se esperava.
Assim, desengane-se quem acreditava que a berlina de estreia foi ato único. A Xiaomi vai lançar em julho um SUV elétrico, o YU7, para rivalizar diretamente com o (adivinhou !) Tesla Model Y.
E até já tem as primeiras imagens do seu interior para mostrar….