Revistacarros

Volvo suspende construção de nova fábrica de baterias

NOVO Energy

O construtor automóvel sueco, Volvo Cars, anunciou que suspendeu as obras de construção de uma fábrica de baterias, após não ter conseguido encontrar um parceiro para o negócio.

Controlada maioritariamente pelo conglomerado chinês Geely, a Volvo assumiu no ano passado o controlo total da NOVO Energy, uma subsidiária que anteriormente a marca sueca partilhava com a Northvolt, fabricante de baterias que faliu em março.

A falência da Northvolt, uma das maiores da história empresarial sueca, é reveladora das dificuldades enfrentadas pelos produtores de baterias da União Europeia devido aos altos custos e da forte concorrência chinesa.

Em dezembro, a Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 1,5 mil milhões de euros para apoiar os produtores de baterias da União Europeia através de empréstimos sem juros.

A NOVO Energy, fundada em 2021, tinha como objetivo construir uma megafábrica de baterias para abastecer a Volvo Cars e a Polestar, duas empresas do universo Geely. No entanto, o negócio exige um parceiro tecnológico externo, que a Volvo revelou agora não ter conseguido encontrar durante o último ano.

“Até que um novo parceiro tecnológico seja garantido, a NOVO Energy não pode mais prosseguir com as suas operações conforme planeado anteriormente”, afirmou a Volvo Cars.

A marca sueca afirmou que mantém a sua “ambição de longo prazo de produzir baterias para seus carros elétricos na região de Gotemburgo, na Suécia”, mas não adiantou quando será possível iniciar a produção de baterias.

Exit mobile version