Durante anos, as carrinhas foram o símbolo da família prática, do viajante aventureiro e do condutor que não se rendia ao formato tradicional. Mas, com a chegada dos SUV, perderam protagonismo. Foram “castigadas” por, muitas vezes, se acomodarem a serem pouco mais que versões com traseira estendida das suas berlinas de origem, sem ganharem o carácter ou o interesse que justificassem um olhar mais demorado. Enquanto isso, os SUV reinaram absolutos.
Agora, porém, sob o advento da eletrificação, uma nova geração promete trazer de volta a ação e o desejo a este formato. E o foco desta revolução recai sobre um nome: Nio ET5t, uma novidade que começa a chegar a Portugal e que serve de exemplo perfeito desta nova vaga.

A proposta começa no design. Com medidas exteriores aproximadas às de um Tesla Model 3, a Nio ET5 (na sua versão berlina) apresenta um visual moderno e dinâmico. Os criativos da marca apelidam a sua frente de “nariz de tubarão” – um epíteto familiar que promete agressividade e aerodinâmica. Este conceito é combinado com uma traseira limpa, cortada por uma fina luz horizontal, apostando num visual desportivo e coeso.
Dentro do habitáculo, reina a simplicidade minimalista que caracteriza muitas propostas elétricas atuais. O comando é centralizado num grande ecrã tátil central de 12.8 polegadas, complementado por um quadro de instrumentos digital de 10.2”. Um dos elementos mais curiosos é a NOMI, uma assistente virtual opcional que ganha vida num pequeno ecrã circular com expressivos “olhos”, respondendo a comandos de voz e personalizando o ambiente da cabine.
Mas onde a promessa se torna ação é na performance. O ET5 oferece apenas tração integral, com um potente conjunto que entrega 490 CV e 700 Nm de binário. Os clientes escolhem entre duas baterias: 75 kWh (autonomia WLTP de 456 km) ou 100 kWh (até 590 km). E os carregamentos rápidos são uma das suas bandeiras, prometendo recuperar 80% da bateria em cerca de 27 minutos.
ET5 Touring: A carrinha que não poupa no espaço nem no estilo
É aqui que o formato ganha o seu verdadeiro propósito. Para quem valoriza a versatilidade prática sem abdicar da emoção, a Nio apresenta a variante ET5 Touring. Mantém a motorização elétrica potente e as opções de bateria da berlina, mas ganha onde mais importa para este tipo de cliente: no espaço.
A bagageira oferece 492 litros, que se transformam em 1.300 litros com os bancos traseiros rebatidos – mais 106 litros do que a sua irmã berlina de três volumes. A marca garante que o conforto dos passageiros, especialmente nos lugares traseiros, foi uma prioridade no desenvolvimento, tentando afastar o fantasma das carrinhas do passado, por vezes pouco generosas neste aspeto.
Mas, não é só: a carrinha é ainda mais estilizada e atrativa, com linhas muito desportivas e uma traseira baixa que remete para modelos de marcas premium.
O veredicto parece claro: a eletrificação, ao libertar a arquitetura dos carros da necessidade de um grande motor a combustão, está a permitir reinventar formatos clássicos. E as carrinhas, finalmente perdoadas pelo pecado da falta de ambição, estão a regressar.
A ação voltou à “traseira alongada”?