A história de sucesso do Touran continua: a Volkswagen atualizou o popular MPV compacto e melhorou a sua tecnologia. O Touran celebra o seu 20º aniversário este ano e continua a impressionar, graças a um interior espaçoso e ajustável, motores eficientes e manuseamento ágil.
A Volkswagen atualizou o Touran quando nada o fazia prever. Lançado a 14 de março de 2003, o Touran foi desde sempre um automóvel destinado à família com as melhores caraterísticas de várias categorias. Foram vendidos mais de 2,6 milhões de Touran em todo o mundo. A segunda geração do Touran foi lançada em 2015. É o primeiro MPV da Volkswagen com base na Plataforma Modular Transversal (MQB). Esta plataforma, devido à sua versatilidade, permite significativas melhorias técnicas e atualizações dos vários modelos.
A marca alemã renovou o modelo e agora passa a incluir Cruise Control Adaptativo (ACC) com limitador de velocidade, Front Assist função de travagem de emergência, Lane Assist com aviso de saída de faixa de assistência e Side Assist com assistência à mudança de faixa.
O equipamento de série inclui igualmente o sistema Pre-Crash. Este sistema utiliza a tecnologia de sensores do Side Assist – assistente de mudança de faixa. Os sensores de radar detetam a posição e a velocidade dos veículos na traseira do Touran. Se o sistema Pre-Crash detetar uma colisão iminente, o sistema proativo de proteção dos ocupantes é ativado – não apenas durante a condução, mas também enquanto estiver imobilizado com o motor em funcionamento ou em modo de start/stop.
Não foi apenas no capítulo dos Sistemas de Assistência ao Condutor que vimos melhorias no Touran.. Este modelo também recebeu uma atualização no conforto: configura agora um volante de última geração incluindo touch control, Digital Cockpit de 8 polegadas e consola de ar condicionado agora com controlos táteis à frente e atrás (ambos opcionais). Além disso, com funções opcionais tais como Easy Open & Close (fecho da tampa da bagageira pelo movimento dos pés) e Keyless Access (sistema de abertura, fecho e arranque sem chave), o Touran também é topo de gama no que diz respeito à facilidade de utilização.
Também estão disponíveis motores mais eficientes para este MPV: entre outras coisas, a Volkswagen continuou a desenvolver o seu motor a gasolina 1,5 TSI e agora também utiliza a última geração no Touran – o TSI evo2 com 110 kW / 150 CV. Quanto aos Diesel, mantém o 2.0 TDI de 150 CV.
Em capítulo de manuseamento o Touran é equiparado a um Golf: ágil, de condução suave, e com o auxílio da regulação adaptativa do chassis (DCC) opcional, assegurando assim um elevado nível de conforto na condução e o diâmetro de viragem é de apenas 11,5 metros.