Revistacarros

Volkswagen ID Code traz um aspirador robot GTI

Este é o novo Volkswagen ID. Code, que acaba de ser revelado pela primeira vez no Salão Automóvel de Pequim 2024, indicando que a China é um mercado muito importante para o construtor automóvel alemão.

De facto, o Volkswagen ID. Code foi concebido especificamente para os clientes chineses, mas a sua imagem marca o início de uma nova direção para os futuros SUV da VW em geral, o que significa que poderemos ver algo semelhante até ao final da década.
Para além do design, comecemos pelos aspetos mais interessantes deste exercício de design. Em primeiro lugar, a Volkswagen afirma que o ID. Code incorpora os mais recentes e avançados sistemas de assistência ao condutor do mundo, tornando-o capaz de atingir o Nível 4 de condução autónoma.
Isto significa que o condutor não precisa de prestar atenção à estrada e pode até virar o seu banco 180 graus enquanto o carro se desloca para conversar com outros passageiros.

Quando o chamado Piloto Central é ativado, o volante em forma comando retrai-se para dentro do painel de instrumentos, fazendo com que o habitáculo se assemelhe mais a uma cápsula “espacial” do que a um veículo convencional.

Além disso, para levar o automóvel para além da ficção científica, inclui um avatar assistido por IA que atua como copiloto digital, janelas semi-transparentes que podem projetar imagens tanto no interior como no exterior, bem como um sistema de iluminação para comunicar com os outros utentes da estrada.

Existe também o chamado modo Higiene, que pode ser ativado quando não está ninguém no automóvel, por exemplo, após uma longa viagem. A luz ultravioleta e os filtros antibacterianos “supostamente” limpam o ar, enquanto um aspirador robô integrado chamado Lupo limpa o chão de sujidade.

A Volkswagen afirma que o ID. Code incorpora Smart Windows em todo o veículo, para além do ecrã de realidade aumentada. Por outras palavras, as janelas laterais e a parte da frente do para-brisas do passageiro podem apresentar informações sobre o tempo, o estado da bateria, o mapa de navegação ou a biblioteca multimédia. Existe também um ecrã Wide-R que percorre todo o painel de instrumentos, sob o para-brisas, e se estende até às portas.
O construtor alemão afirma que o avatar digital nos ecrãs semi-transparentes das janelas laterais pode dizer ao condutor para usar protetor solar se houver previsão de sol ou para pegar num guarda-chuva se houver previsão de chuva.

O concept car Volkswagen ID. Code tem centenas de LEDs integrados na frente e na traseira que podem “falar” com outros utentes da estrada, mudando de cor ou simulando olhos humanos, para que os peões e outros condutores saibam que o carro está em modo autónomo.
Podem viajar quatro pessoas em assentos individuais semelhantes aos de um avião, que podem rodar para facilitar a entrada e saída, bem como reclinar-se para dormir. A Volkswagen diz que o interior deste conceito elétrico é uma sala de estar configurável, com conetividade online, tudo revestido com materiais da mais alta qualidade, amigos do ambiente e não derivados de animais.

Exit mobile version