As vendas de carros 100% elétricos superaram as de veículos movidos exclusivamente a gasolina na União Europeia pela primeira vez em dezembro de 2025.
Os dados revelados esta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), mostra ainda que os veículos híbridos ainda mantêm a maior participação no mercado geral.
Desta forma, os dados agora revelados mostram que tendência está a mudar lentamente em direção a veículos elétricos e híbridos, mesmo com os decisores políticos a proporem o adiamento das normas de emissões, o que vai permitir que os veículos novos com motores de combustão continuem a ser comercializados por mais tempo.
Recorde-se que em dezembro, a UE apresentou um plano para abdicar da proibição de carros com motor de combustão interna a partir de 2035, cedendo desta forma à pressão dos fabricantes europeus, que enfrentam a concorrência de rivais chineses, as tarifas de importação dos EUA e dificuldades para vender veículos elétricos com lucro.
Segundo dos números revelados pela ACEA, os veículos 100% elétricos representaram 22,6% dos carros registados na UE no mês de dezembro, superando os carros a gasolina, com 22,5%. Os híbridos gasolina-elétricos, incluindo os híbridos plug-in representaram 44% dos modelos registados.
No mercado europeu em geral, que inclui a Grã-Bretanha e a Noruega, as vendas de automóveis registaram o sexto mês consecutivo de crescimento em relação a 2024.
