Revistacarros

Último Ford Focus ST já saiu da linha de montagem

A fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, produziu a última unidade do Focus ST, marcando simbolicamente o fim da versão desportiva do compacto.

Apesar de este momento ser apenas um marco, a despedida definitiva do modelo aproxima-se: a produção do Focus deverá terminar já em novembro, sem sucessor planeado.

No dia 26 de setembro, saiu da linha de montagem a derradeira unidade do Focus ST, versão mais desportiva da gama. Embora não tivesse o estatuto técnico dos RS, o ST destacava-se pelo visual mais agressivo e pelo motor 2.3 de 280 cv, que lhe garantia prestações de relevo.

O desaparecimento do Focus ST insere-se na nova estratégia da Ford, que está a reduzir as versões desportivas a gasolina e a direcionar a sua oferta para SUV e modelos elétricos. A variante já tinha deixado os catálogos a meio de 2025, e agora a produção chega ao fim, como confirmam imagens partilhadas nas redes sociais que mostram a última unidade a sair da linha.

FocusApesar das vendas modestas dentro da própria gama, o Focus ST continuava a ser uma referência entre os compactos desportivos, rivalizando com modelos como o Honda Civic Type R ou o Cupra Leon. Contudo, o segmento enfrenta declínio, sobretudo nas versões a gasolina — prova disso é a confirmação de que o Civic Type R também será descontinuado na Europa.

O fim do Focus em novembro segue a mesma linha do que aconteceu com os Fiesta e Mondeo, modelos outrora fundamentais para a Ford na Europa, mas que desapareceram sem sucessor direto. Em contrapartida, a marca aposta cada vez mais na sua gama elétrica, atualmente composta pelos Puma Gen-E, Capri, Explorer e Mustang Mach-E.

Leia também:

Baixas vendas de elétricos obrigam Ford a despedir mil

Exit mobile version