De acordo com a Reuters, a Toyota tem um projeto bastante surpreendente em mente. A marca japonesa pretende transferir para o Reino Unido parte da produção de um dos seus modelos da gama GR… que, no entanto, não é comercializado no mercado britânico, nem no resto do continente europeu.
No entanto, não espere muito para ver esta versão muito atraente do compacto Corolla finalmente chegar ao nosso país: o objetivo é, em primeiro lugar, responder melhor à procura do mercado americano.
Este modelo faz mais uma vez parte da grande família Corolla. Está mesmo no topo, pois trata-se da versão desportiva GR, que retoma o motor turbo de três cilindros e a tração integral do pequeno GR Yaris com uma potência ainda maior. Este rival do Volkswagen Golf R ostenta assim 300 CV, que lhe permitem passar de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. Desde há alguns meses, tal como a sua irmã mais pequena, também oferece uma caixa automática de oito velocidades, além da transmissão manual.
Isso contribuiu para aumentar o apetite dos clientes americanos pelo GR Corolla, prolongando consideravelmente os prazos de entrega. Segundo a Reuters, é precisamente para reduzir o tempo de espera que a Toyota pretende dedicar uma linha de produção a esta versão musculada na sua fábrica britânica de Burnaston.
No entanto, de acordo com fontes da Reuters, a decisão não teria nada a ver com os direitos aduaneiros impostos por Donald Trump… mesmo que, por enquanto, estes se limitem a 10% para carros fabricados no Reino Unido, enquanto atingem 25% para modelos montados no Japão.
Nada menos que 10 000 unidades do GR Corolla poderão sair das linhas de produção de Burnaston a partir de meados de 2026. Como a gama clássica já é montada neste local, a operação não deverá revelar-se demasiado complicada. No entanto, engenheiros japoneses serão enviados temporariamente para o local para ajudar a lançar a produção nas melhores condições.
Desde que a Toyota apresentou o seu GR Corolla, em 2022, muitos entusiastas lamentaram que ele não fosse vendido na Europa. Esta transferência de parte da sua produção para o Reino Unido pode reforçar ainda mais a sua frustração. Tanto mais que este compacto poderia muito bem coexistir com o pequeno GR Yaris, como já acontece no Japão, oferecendo nomeadamente cinco portas e lugares traseiros mais espaçosos.
Leia também: Surpresa na Toyota. Que tal um bZ4X carrinha?
No entanto, não espere muito para vê-lo finalmente chegar ao Velho Continente. Por enquanto, o projeto não parece estar em andamento e os limites cada vez mais baixos de emissões de CO₂ em vigor neste mercado não devem realmente incentivar a Toyota a mudar de ideia.
A situação é ainda menos favorável em França, onde o limite máximo da penalização passará de 70 000 para 80 000 € em 2026 e, posteriormente, para 90 000 € em 2027! No entanto, isso não impede a marca japonesa de continuar a vender, em pequenas quantidades, modelos que são fortemente tributados. A não perder na próxima semana no nosso site o primeiro teste do novo GR Supra Final Edition, uma série especial bastante radical, da qual apenas 5 exemplares serão atribuídos à França.