Revistacarros

Toyota pode vender Ford e Chevrolet nos seus concessionários japoneses

As pesadas tarifas impostas sobre veículos e produtos japoneses pelo governos dos EUA devem custar vários milhões de dólares aos construtores, mas a Toyota pode ter uma solução.

Enquanto o Japão tenta negociar com os EUA a partir de uma posição delicada, pode propor ajudar as marcas americanas a vender os seus veículos no Japão diretamente através das concessionárias da Toyota.

A ideia foi proposta pela primeira vez pelo diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, no início deste mês. Num vídeo partilhado no site da Toyota, Nakajima observou que as marcas americanas têm apenas 163 concessionárias no Japão, em comparação com as mais de 4.000 operadas pela própria Toyota.

“Quando os construtores americanos trazem carros para o Japão, por exemplo, usar a rede de vendas da Toyota para entregá-los é uma opção”, revelou.

Em maio, Nakajima apresentou a ideia durante uma reunião entre o presidente da Toyota, Akio Toyoda, e o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, após uma recente ronda de negociações com autoridades americanas, segundo o The Mainichi. Nakajima disse que nenhuma decisão foi tomada sobre o possível filme, observando que isso “deve ser visto como uma opção”. Outra opção seria exportar veículos fabricados nos EUA por montadoras japonesas de volta para o Japão, ajudando a reduzir o défice comercial dos EUA com o país.

ToyotaOs construtores de automóveis japoneses estão a enfrentar várias tarifas e, de acordo com a CBT News, a indústria está a preparar-se para uma perda coletiva de até US$ 19 mil milhões neste ano fiscal. As principais tarifas incluem uma taxa ampla de 24% sobre todos os produtos, bem como uma taxa de 25% sobre veículos importados, aço e alumínio. O Japão envia cerca de 1,5 milhões de veículos para os EUA todos os anos.

Desde o seu primeiro mandato, o presidente Donald Trump tem pressionado fervorosamente para que mais veículos fabricados nos EUA sejam vendidos no Japão. No entanto, a sua pressão ignora completamente o facto de que o Japão é um país muito menor do que os EUA, é mais densamente povoado e tem ruas muito mais estreitas. Os veículos típicos dos EUA são simplesmente grandes demais para as ruas do Japão, e os habitantes locais preferem veículos menores e mais económicos, razão pela qual os Kei cars são tão populares.

No entanto, apesar disso, parece que o Japão reconhece que precisa de apaziguar Trump de alguma forma se quiser negociar tarifas mais baixas. Se isso significa que a Ford, a GM e outras marcas venderão carros nos concessionários da Toyota no país do sol nascente.

Exit mobile version