A Toyota apresentou esta segunda-feira, a nova geração da pick-up Hilux, que oferece várias opções de motorização, entre as quais uma inédita variante 100% elétrica.

A fabricante japonesa promete que a primeira Hilux totalmente elétrica não faz concessões em termos de qualidade, durabilidade e fiabilidade, que são características da Hilux, tendo sido “projetada para um desempenho off-road, incluindo medidas específicas para proteger a bateria contra danos ou entrada de água. Notavelmente, a sua capacidade de imersão é a mesma do modelo atual com motor a combustão.”
A Hilux elétrica também beneficia de um sistema “Multi-Terrain Select”, que adapta o desempenho do veículo a diferentes terrenos fora de estrada, utilizando os travões e o binário para controlar a progressão e superar obstáculos, o sistema é equivalente a conduzir com redutoras (L4) num veículo com motorização convencional.
Já o sistema de propulsão inclui uma bateria de iões de lítio de 59,2 kWh e eixos dianteiro e traseiro elétricos, o que proporciona tração integral permanente, com 205 Nm de binário gerado na dianteira e 268 Nm na traseira. Já a potência é de 197 cv.
Dados provisórios, pré-homologação, indicam valores aproximados de 715 kg para a carga útil e 1600 kg para a capacidade de reboque, com uma autonomia WLTP combinada de aproximadamente 240 km. A Toyota pretende oferecer as melhores capacidades de carregamento do seu segmento, para minimizar o tempo de inatividade do veículo.
Para além da versão 100% elétrica, a nona geração da pick-up Hilux conta ainda com uma variante mild hybrid de 48 volts, que vai estar disponível no mercado nacional, apresenta um sistema composto por uma bateria de iões de lítio de 48 V – convenientemente alojada sob os bancos traseiros para não comprometer o espaço interior –, um motor-gerador elétrico e um conversor de corrente contínua DC., que combina com um motor de 2,8 litros Diesel.
O que não vai chegar ao mercado nacional são as variantes equipadas com motorização de combustão interna, que oferecem um motor a gasóleo 2,4 litros no lugar dos 2,8 litros e uma variante a gasolina de 2,7 litros.
Em matéria de design, o estilo exterior da nova geração da Hilux foi desenvolvido com base no tema “Resistente e Ágil”, projetando uma aparência poderosa na parte dianteira com novas proporções que geram uma postura visivelmente forte.
O tratamento frontal inclui novos faróis estreitos ligados por uma barra central que exibe o nome Toyota em estilo clássico. A nova versão 100% elétrica, dispensa a grelha tradicional e está equipada com jantes de liga leve exclusivas. As novas características para todas as versões incluem um novo degrau traseiro para facilitar o acesso e um degrau lateral redesenhado.
Com a nova geração, o Hilux passa a ter um único estilo de carroçaria – a cabina dupla. No habitáculo, há uma elevação geral da perceção de qualidade, influenciada pelo novo Toyota Land Cruiser. A consola central tem um novo design horizontal, incorporando um painel de instrumentos digital personalizável de 12,3’’ e um ecrã tátil multimédia central até 12,3’’.
Todos os controlos de tração às quatro rodas (AWD) e fora de estrada (off-road) estão agrupados centralmente para facilitar a ergonomia; o modelo BEV adota um seletor de direção shift-by-wire de ação única. Para garantir que os requisitos de conectividade sejam atendidos, a Hilux está disponível com um carregador de smartphone à frente e novas portas USB para os lugares traseiros.
Esta é também a primeira Hilux a ser equipada com direção assistida elétrica, bem como o pacote Toyota T-Mate de segurança e assistência à condução. Mediante o mercado e o nível de equipamento, estão disponíveis funções como supressão de aceleração a baixas velocidades, assistência proativa à condução e um sistema de paragem de emergência.
As novas atualizações over-the-air proporcionarão atualizações contínuas quando disponíveis. Outros novos sistemas incluem um monitor de ângulo morto, assistência à saída de faixa de rodagem e câmara de monitorização do rosto do condutor, entre outros.
Durante a apresentação da nova geração da Hiluz, a Toyota confirmou que uma versão da popular pick-up da marca, equipada com um sistema de pilha de combustível a hidrogénio está prevista para 2028, naquela que será “mais uma demonstração do compromisso da Toyota em concretizar o potencial do hidrogénio como uma valiosa fonte de energia limpa e dará um impulso à implantação mais ampla de ecossistemas e infraestruturas de hidrogénio na Europa”.