Após inúmeros “tesares” e especulações, o modelo que todos aguardavam da Toyota foi finalmente apresentado: trata-se do GR GT de estrada que veio acompanhado pelo seu ‘irmão’ de competição, o GR GT3.

O GR GT é construído em torno de uma estrutura exclusiva de alumínio e também utiliza peças de plástico reforçado com fibra de carbono em toda a carroçaria. Além disso, utiliza um novo motor V8 biturbo de 4,0 litros, recentemente desenvolvido, e como parte de um sistema de propulsão híbrido que conta com um motor elétrico posicionado junto à caixa de velocidades que ajuda nas passagens de caixa e evita perdas de binário, permitindo, segundo estimativas, enviar 641 cv e 850 Nm de binário para as rodas traseiras.
A potência é transmitida por meio de uma caixa de velocidades automática de oito relações instalado no eixo posterior, especialmente desenvolvida para este carro de tração traseira
A Toyota não divulgou dados de desempenho deste GR GT, além de uma velocidade máxima prevista de pelo menos 318 km/h.
Para um desempenho excecional, os engenheiros da Toyota deram especial atenção especial a três elementos-chave: um centro de gravidade baixo, um peso reduzido com elevada rigidez e a procura pelo melhor desempenho aerodinâmico.
Para isso foi reduzida ao máximo tanto a altura total do veículo como a posição do condutor. Em seguida, foi dada atenção à adoção de um layout de motor dianteiro e tração traseira para facilitar o manuseio ao conduzir o veículo até ao limite. O posicionamento otimizado de componentes pesados, como o motor, a caixa de velocidades montado na traseira e outros mecanismos importantes, reduziu significativamente o seu centro de gravidade.
Além disso, os centros de gravidade do condutor e do carro foram tornados praticamente idênticos, através da busca de uma posição de condução ideal que melhora a sensação de união entre o carro e o condutor e a facilidade de condução.
O elemento-chave do baixo peso e alta rigidez do GR GT é conseguido pela utilização da primeira estrutura carroçaria Toyota totalmente em alumínio. O uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e outros materiais nos painéis produziu uma carroçaria forte, porém leve.
Visualmente, o GR GT adota um perfil baixo com um capô enorme e faróis agressivos, a que se juntam jantes de 20 polegadas com pneus 265/35 na frente e 325/30 na traseira.
Para travar este “monstro” do asfalto, a Toyota equipou o GR GT de disco carbocerâmicos. Há também suspensão que apresenta um novo sistema de braços duplos montados baixos com braços de alumínio forjado à frente e atrás.
Já o interior apresenta-se revestido em couro vermelho e Alcantara, o habitáculo inclui um painel de instrumentos digital personalizado com gráficos exclusivos, um novo volante com a marca GR, patilhas da caixa de velocidades e um grande ecrã central do sistema de infoentretenimento.
A Toyota lembrou que tanto o GR GT quanto o GR GT3 continuam em desenvolvimento, o que significa que a marca nipónica pode ainda alterar alguns de talhes dos novos modelos antes do início da produção.
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