Toyota está a produzir peças para um dos seus motores mais queridos
Ricardo Carvalho
Quem não se lembra do Toyota AE86 ou do MR2 AW11? Sim, estes dois modelos utilizam um dos motores mais populares e queridos da marca japonesa, um 1,6 litros com duas árvores de cames e quatro válvulas por cilindros e que foi um dos de melhor desempenho da marca.
Agora, a Toyota Gazoo Racing anunciou que vai passar a disponibilizar peças de reprodução para muito modelos clássicos da marca e está, por isso, a produzir novos blocos e cabeçotes para os modelos. Mas o mais curioso, é que essas peças foram redesenhadas de forma a aproveitar as técnicas e tecnologias mais modernas.
A cabeça tem fabricação adicional para as câmaras de combustão o que, de acordo com a Toyota, melhora a consistência entre as peças. Para o bloco, passa a ser utilizada uma nova liga em ferro fundido de forma a melhorar a rigidez. Ainda não há preços, mas a complexidade de produzir estas peças é tão grande, que não vão ser baratas. A marca oferece peças GR Heritage para o 2000GT, o Mk3 e Mk4 Supra, AE86, além dos Land Cruisers das séries 40, 60, 70 e 80.
As peças serão reveladas ao público na celebração do 30.º aniversário do Initial D, este fim de semana, no Fuji Speedway. Pelo menos no Japão, a Toyota planeia colocá-las à venda em maio próximo, mas apenas se houver procura suficiente.