A Toyota nomeou o diretor financeiro Kenta Kon, um aliado próximo do ex-secretário do presidente Akio Toyoda, como o seu novo diretor-executivo (CEO) para liderar a maior empresa mundial do setor automóvel, numa altura em que a concorrência chinesa continua a intensificar-se.
Em comunicado, a Toyota Motor Corporation anuncia que Kenta Kon vai assumir as suas novas funções no próximo dia 1 de abril, substituindo Koji Sato deixe o cargo, após três anos no comando da marca nipónica, que vai ocupar o lugar de vice-presidente e assumir o cargo recém-criado de diretor de indústria.
“Esta alteração de funções pretende acelerar a tomada de decisões de gestão em resposta às mudanças no ambiente interno e externo e estabelecer uma estrutura que permita à Toyota cumprir plenamente a sua missão de contribuir para a sociedade através da indústria”, refere o comunicado do construtor automóvel japonês.
Recorde-se que Kenta Kon trabalhou como secretário de Toyoda desde 2009, até a 2017, altura em que Toyoda se tornou CEO da Toyota e Kon foi nomeado chefe da divisão financeira. Toyoda, neto do fundador da marca nipónica, liderou a Toyota durante cerca de 14 anos antes de nomear Koji Sato como o seu sucessor.
