Revistacarros

Todos os novos modelos da BMW serão inspirados no iX3

Todos os futuros modelos da BMW serão inspirados no iX3 e na arquitetura Neue Klasse, que irá transformar de forma profunda a gama da marca nos próximos dois anos.

O construtor planeia aplicar esta nova plataforma digital em todo o portefólio, com mais de 40 modelos novos ou renovados já previstos para lançamento.

De acordo com Mike Reichelt, diretor da Neue Klasse, os avanços tecnológicos alcançados são tão significativos que, sem esta atualização, o portefólio atual pareceria desatualizado. «Com a Neue Klasse, demos um salto geracional; por isso, é essencial estendê-la a toda a gama», afirmou em entrevista à revista Autocar.

As alterações não implicarão mudanças estruturais nas carroçarias já existentes, mas sim a incorporação dos elementos centrais da Neue Klasse: a nova linguagem de design, o sistema Panoramic iDrive, tecnologias avançadas de assistência à condução (ADAS) e um vasto conjunto de soluções digitais. Entre estas, incluem-se maior cibersegurança, atualizações over-the-air mais rápidas e novas funcionalidades de inteligência artificial.

BMWO iX3, primeiro modelo assente nesta arquitetura, é também o primeiro BMW verdadeiramente definido por software. O sistema integra quatro “supercérebros” — unidades de computação que substituem diversos controladores e aumentam a eficiência. Um deles, denominado “Heart of Joy”, coordena transmissão, travagem, regeneração de energia e direção, oferecendo uma capacidade de processamento dez vezes superior à tecnologia anterior.

Outro módulo gere os sistemas de assistência à condução, enquanto os restantes controlam o infoentretenimento e o conforto. A nova arquitetura digital, além de potenciar a performance, permite reduzir em 30% o peso do sistema elétrico, eliminando cerca de 600 metros de cablagem.

Apesar do reforço digital, a BMW decidiu preservar alguns comandos físicos nos seus futuros modelos. Antes de finalizar o design do iX3, a marca analisou a experiência dos utilizadores e verificou que muitos ainda preferem, por exemplo, o clássico botão de volume. Assim, a Neue Klasse surge não apenas como um marco tecnológico, mas também como a prova de que a inovação pode conviver harmoniosamente com a tradição e a experiência de condução que definem a BMW.

Exit mobile version