Revistacarros

Teste – MG ZS Hybrid+ Luxury – Duro de roer

Aos poucos a MG vai conquistando o seu espaço na Europa com produtos sólidos como este, a bom preço e com tecnologia híbrida eficiente. Assim é o ADN do novo ZS Hybrid+, um SUV que ambiciona dificultar a vida ao Dacia Duster.

MGApesar de coexistir com o ZS que conhecemos até agora, cuja gama é composta por motores a gasolina contidos e uma versão 100% elétrica, este novo ZS é outra coisa. Designado como ZS Hybrid+, poder-se-ia pensar que a mecânica é o único elemento que os diferencia, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O design é específico, algo mais refinado e basta sentarmo-nos ao volante para perceber o salto de qualidade (pelo menos aparente) do último MG.

A configuração do interior é simples, mas eficaz: convence à primeira vista. Os revestimentos dos bancos são feitos à base de material semelhante ao couro, apresenta um aspeto minimalista e coroa o tablier com um ecrã tátil de 12,3”. Claro que estamos a falar, neste caso, do topo de gama Luxury, mas atenção, o seu preço é de 29.990 € sem descontos. Está muito bem equipado, se bem que nem tudo o que brilhe é ouro. Há pormenores a rever, como a ausência de Android Auto e Apple CarPlay sem fios ou um volante que só regula em altura.

Bom espaço

Ultrapassados estes obstáculos, o ZS Hybrid+ é amplo para as suas dimensões. Trata-se de um SUV com apenas 4,43 metros de comprimento, o que significa que se assume como concorrente de uma vasta gama de modelos B-SUV de grande porte e reputação consolidada, como o Dacia Duster, por exemplo.

Face a eles oferece boa altura para as cabeças em ambas as filas e boa cota longitudinal traseira, ao ponto de acomodar confortavelmente quatro passageiros de tamanho médio/grande (o banco do meio é um pouco apertado para completar o trio). Além disso, a MG até conseguiu equilibrar o espaço de carga, 443 litros, que cobre as necessidades básicas de uma família de quatro.

O segredo da bateria

Mas vamos ao que realmente define este carro, a sua mecânica híbrida. Na prática, o ZS Hybrid+ é um Full Hybrid composto por um par de motores elétricos e outro a gasolina, todos a trabalhar sobre o eixo dianteiro. No total produzem 194 CV, o que o torna mais potente do que qualquer outra alternativa com preço semelhante.

Também é muito mais rápido. De facto, essa é uma das chaves de um sistema herdado do MG3: o motor elétrico de propulsão, com 136 CV, é protagonista absoluto. Não só permite rolar na maioria das ocasiões em modo 100% elétrico, como proporciona uma resposta imediata e viva do acelerador no arranque, como em cruzamentos, rotundas…

Leia também: MG Renting é uma parceria entre a MG Portugal e a Locarent

Como resultado, um carro ágil que gasta de forma moderada. A média de consumo do nosso teste foi de 6,5 l/100 km a ritmo elevado, facilmente mais baixo em ambiente urbano, onde a unidade híbrida revela todo o seu potencial.

Na verdade, revela-se um dos melhores do seu género viagens descontraídas, embora haja um ponto negativo, uma caraterística muito particular a destacar: uma vez esgotada a bateria em autoestrada, por exemplo numa subida mais longa, o ZS Hybrid+ perde muito rendimento, sendo inclusive incapaz de manter a velocidade. O mesmo sucede em longos percursos de montanha: sem bateria, o propulsor térmico de apenas 102 CV é o único que o move… com dificuldades.

Mais do que o esperado
De resto, é um produto muito equilibrado em termos dinâmicos. Confortável, simples, fácil de conduzir… e com um isolamento acústico que podia ser melhor: gostaríamos de ouvir menos a mecânica em plena aceleração e, sobretudo, deveria haver maior cuidado no ruído de rolamento.

Texto Eduardo Lausín
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

É a demonstração perfeita de que um carro simples pode ser bom. A relação preço/equipamento é assinalável e a sua mecânica híbrida exemplar em cidade. No entanto, fora dela demonstra algumas fraquezas que o tornam pouco aconselhável se as nossas deslocações habituais incluírem muita autoestrada ou declives acentuados.

FICHA TÉCNICA
MG ZS HYBRID+ LUXURY

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.498 cm3

POTÊNCIA                                     102 CV às 6.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     128 Nm às 4.500 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa automática 3 velocidades

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                       Dois dianteiros transversais

POTÊNCIA                                     136 CV (100 kW) / 61 CV (45 kW)

BINÁRIO                                        260 Nm / 60 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 1,83 kWh

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Elétrico/gasolina

POTÊNCIA (TOTAL)                    194 CV (143 kW)

BINÁRIO (TOTAL)                       425 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA              168 km/h

ACELERAÇÃO                               8,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5,1 l/100 km /misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)              113 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.430 / 1.818 / 1.635 mm

PNEUS                                           215/50 R18

PESO                                              1.495 kg

BAGAGEIRA                                 443 l

PREÇO                                           29.990 €

GAMA DESDE                              24.990 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  148,22 €

LANÇAMENTO                            Setembro de 2024

Exit mobile version