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Teste – Hyundai Kauai HEV 1.6 GDi N Line – Atingir a maioridade

Chega ao mercado a segunda geração do Kauai, SUV de sucesso da Hyundai que cresce 15 cm em comprimento (posicionando-se agora entre o segmento B e o C) e passa a propor mais tecnologia no interior e conforto de rolamento. A versão HEV, curiosamente, mantém a mesma motorização do modelo anterior.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Desde o seu lançamento em 2018, o Kauai tem sido um enorme sucesso de vendas para a marca coreana, mesmo competindo num segmento tão feroz como o dos SUV compactos, onde se posicionam modelos como o Renault Captur, Seat Arona ou Peugeot 2008. Como é um dos segmentos que mais vendas acumula, daí a importância de ter sempre um produto atualizado.
É com esta ideia em mente que chega o novo Kauai, modelo que cresce em todos os sentidos: dimensões, tecnologia e qualidade interior. Para além disso, propõe uma gama de motores muito completa, onde podem ser escolhidas opções a gasolina, híbrida ou puramente elétrica.

Crescer em todas as direções

Comecemos pelas medidas exteriores que são um verdadeiro salto qualitativo, até porque o novo Kauai cresce 15 cm em comprimento, superando os 4,3 m totais, distanciando-se desta forma do Hyundai Bayon. Convém lembrar que o Bayon e a anterior geração do Kauai quase que se canibalizavam em tamanho. Cresce ainda seis centímetros na distância entre eixos, alcançando os 2,66 m, e acabando por aumentar bastante em termos de espaço interior, quer nos lugares traseiros, quer na bagageira. Agora os adultos entram no habitáculo com muita largueza e amplitude das portas, enquanto a bagageira passa para os 466 litros, crescendo praticamente 100 litros. O acesso continua a ser amplo e imediato.
No que diz respeito ao design, mudança radical num modelo que respeita de forma fiel o que se viu nos primeiros esboços e estreia uma secção dianteira com muita personalidade graças à linha em LED (que faz de faróis) que percorre toda a largura do veículo. Os faróis estão um pouco puxados para o lado, ficando mais expostos a pancadas. Atrás, surge a mesma linha completa de iluminação e uma vista geral mais impactante que no modelo anterior.
Lá dentro, o volante foi redesenhado, é de três raios, tem boa pega e não tem símbolo da marca. O comando da caixa de velocidades de dupla embraiagem desta versão HEV em teste passa a figurar na coluna de direção, e as patilhas estão integradas atrás do volante. Em modo Eco servem para ativar e padronizar a regeneração, mas em modo Sport já permitem fazer passagens manuais de caixa. À direita, no tablier, encontramos um ecrã tátil de 12,3″ que acolhe todas as funções de entertenimento, mas agradece-se que as principais (por exemplo a climatização) possuam botões físicos de acesso direto.


Motor “velhinho”

Na vertente mecânica, a revolução já não foi assim tão grande. Mas a opção híbrida autorrecarregável (com motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 de 105 CV e unidade elétrica de 43,5, com 141 CV de potência combinada), uma das opções mais competentes do Kauai e que é proveniente da geração anterior, oferece um funcionamento satisfatório. Já no consumo, este Hyundai revela-se austero. Em vias mais rápidas pode subir um pouco dos 6l/100 km, todavia na média total e durante o período de teste, não passou de uns excelentes 6,3 l/100 km.
Basicamente, o motor e a caixa são os mesmos de antes, que já davam boa conta de si, ainda que tenham sofrido algumas alterações importantes. A caixa de dupla embraiagem, por exemplo, prescinde da marcha-atrás (poupa 2,3 kg), função realizada pelo motor elétrico e passa a contar com engrenagens otimizadas.


Eficiência necessária

Sem ser realmente rápido (a velocidade máxima anunciada é de 161 km/h e os 0 aos 100 km/h cumpridos em 11 segundos), a aceleração desde baixos e médios regimes é célere, com um funcionamento competente de todo o sistema. O som mecânico está bem filtrado, notando-se mais o rolamento e a aerodinâmica a ritmos mais elevados.
O condutor pode intervir no funcionamento do esquema híbrido em função dos três modos de condução, Eco, Sport e Snow, sendo este último para terrenos menos aderentes. O painel de instrumentos também muda de cor, azul para o ecológico e vermelho para o desportivo.
Face ao antecessor, surge com um amortecimento mais firme, sem perder o foco no conforto, fácil e prático do primeiro Kauai. Um crossover que também aponta a outros voos no que a equipamento diz respeito, muito completo nesta declinação topo de gama N Line, com gadgets melhorados, como o carregador por indução mais potente ou sistemas de segurança mais avançados. Falta falar no preço, um pouco elevado, mas transformando-se este Kauai de segmento B para C, o valor acaba por ser mais facilmente justificável, sendo que a lista de equipamento também dá uma ajuda.

Conclusão

O Kauai continua a seduzir pela facilidade de condução, bons acabamentos e muito equipamento… Esta nova geração muda por completo face ao modelo anterior em todos os aspetos. Esta versão é ideal para rolar em cidade e pelo meio de engarrafamentos. Caso contrário, o 1.0 Turbo é suficiente.

FICHA TÉCNICA

Hyundai Kauai HEV N Line

TIPO DE MOTOR               Gasolina, 4 cilindros em linha, atmosférico

CILINDRADA                     1.580 cm3

POTENCIA                        105 CV às 5.700 rpm

BINÁRIO MÁXIMO              144 Nm às 4.000 rpm
TRANSMISSÃO                 Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR               Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA MÁXIMA 44 CV

BINÁRIO MÁXIMO              170 Nm

BATERIA                           Iões de lítio, 1,56 kWh

SISTEMA HÍBRIDO

POTÊNCIA TOTAL             141 CV às 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO              265 Nm às 2.330 rpm

VELOCIDADE MÁXIMA 161 km/h

ACELERAÇÃO                   11 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)            4,7 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)     106 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)          4.350 / 1.825 / 1.585 mm

PESO                                1.485 kg

PNEUS                             215/55 R18

BAGAGEIRA                      466
GAMA DESDE                   29 000 €

PREÇO                             38 500 € (c/ campanha HOD)

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                   144,05 €

 

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