Terceira versão do Jesko é a mais radical de todas
Ricardo Carvalho
A Koenigsegg está a adicionar uma terceira versão do Jesko para se juntar ao Attack, focado em pistas, e ao Absolut, de alta velocidade.
O novo Sadair’s Spear é essencialmente uma versão mais radical do anterior, com atualizações que o tornam ainda mais rápido em circuitos, mantendo-se legal para circular nas estradas. Mas primeiro, vamos explicar o nome. O pai de Christian von Koenigsegg, Jesko von Koenigsegg, era um jóquei apaixonado. O cavalo que montou durante a sua última corrida em 1976 chamava-se, sim, adivinhou, Sadair’s Spear.
Embora a nova edição especial não tenha o nome Jesko, a designação do carro base continua a ser a homenagem de Christian ao seu pai, em honra do seu 80.º aniversário. O Sadair’s Spear baseia-se no Jesko Attack com um pacote aerodinâmico ainda mais agressivo, destacando-se por uma asa traseira ativa de lâmina dupla. A Koenigsegg também prolongou a traseira do hipercarro para melhorar o fluxo de ar e redesenhou as entradas de ar para melhorar o arrefecimento.
No seu coração, o Sadair’s Spear apresenta o familiar motor V8 biturbo de 5,0 litros, agora afinado para produzir 20 cavalos de potência extra, para um total de 1300 CV com combustível padrão. Muda-se para E85 e a potência aumenta em 25 CV em relação ao Jesko normal quando alimentado com 85% de etanol e 15% de gasolina, atingindo uns impressionantes 1625 CV.
A Koenigsegg fez a sua magia para reduzir 35 kg, removendo parte do isolamento acústico e instalando peças interiores e mecânicas mais leves. As radicais rodas de turbina de sete raios exclusivas do mais agressivo Jesko de todos são feitas de fibra de carbono. Adicionar músculos enquanto reduz o peso permitiu à marca sueca melhorar o tempo de volta do Jesko Attack no Gotland Ring em 1,1 segundos.
O interior também foi renovado em comparação com um Jesko «normal» e pode ser equipado opcionalmente com cintos de segurança de seis pontos em determinados mercados. Imaginamos que agora seja significativamente mais barulhento, tendo perdido 2,6 kg de material de isolamento acústico como parte da redução de peso acima mencionada.
Dito isto, não se trata de um habitáculo despojado. O Spear da Sadair continua a oferecer conforto, como carregamento sem fios para smartphones e conectividade USB. Não que estas funcionalidades sejam muito importantes para os compradores deste segmento exclusivo.
O Spear da Sadair já está esgotado. A Koenigsegg mostrou o carro à porta fechada e “instantaneamente” encontrou compradores para toda a produção de 30 unidades.