Uma das marcas mais conservadoras na abordagem à eletrificação total (pertence-lhe inteiramente o estatuto de pioneira quer nos híbridos, quer na tecnologia de pilhas de combustível a hidrogénio), a Toyota começa a diversificar o seu catálogo de 100% elétricos. E, talvez, onde menos se esperava: a nova Toyota Hilux tem chegada ao mercado europeu confirmada para o segundo semestre de 2026 e traz consigo uma versão exclusivamente a bateria.
![]()
De acordo com as primeiras informações disponíveis, a pick-up japonesa conta com dois motores elétricos, um por cada eixo, para tração integral permanente e um binário de 205 Nm no eixo frontal e 268 Nm no eixo traseiro.
A potência combinada impressiona menos, são 197 CV, tal como o valor anunciado para a autonomia. A bateria de iões de lítio é de 59,2 kWh e proporciona uma autonomia WLTP combinada de aproximadamente 240 km.
Dados provisórios, pré-homologação, indicam ainda valores aproximados de 715 kg para a carga útil e 1600 kg para a capacidade de reboque
Híbrido e Diesel
Para além da versão 100% elétrica, a nona geração da pick-up Hilux conta ainda com uma variante mild hybrid de 48 volts, que vai estar disponível no mercado nacional, com um motor-gerador elétrico e um conversor de corrente contínua, que combina com um motor de 2,8 litros Diesel.
O que não vai chegar ao mercado nacional são as variantes equipadas com motorização de combustão interna, que oferecem um motor a gasóleo 2,4 litros no lugar dos 2,8 litros e uma variante a gasolina de 2,7 litros.
Com a nova geração, o Hilux passa a ter um único estilo de carroçaria – a cabina dupla. No habitáculo, há uma elevação geral da perceção de qualidade, influenciada pelo novo Toyota Land Cruiser. A consola central tem um novo design horizontal, incorporando um painel de instrumentos digital personalizável de 12,3’’ e um ecrã tátil multimédia central até 12,3’’.
Todos os controlos de tração às quatro rodas (AWD) e fora de estrada (off-road) estão agrupados centralmente para facilitar a ergonomia; o modelo BEV adota um seletor de direção shift-by-wire de ação única. Para garantir que os requisitos de conectividade sejam atendidos, a Hilux está disponível com um carregador de smartphone à frente e novas portas USB para os lugares traseiros.
Esta é também a primeira Hilux a ser equipada com direção assistida elétrica, bem como o pacote Toyota T-Mate de segurança e assistência à condução. Mediante o mercado e o nível de equipamento, estão disponíveis funções como supressão de aceleração a baixas velocidades, assistência proativa à condução e um sistema de paragem de emergência.
Veja também no site: