Revistacarros

Suzuki Jimny de cinco portas está à venda em Itália

Na selva cada vez mais densa dos SUV eletrificados e híbridos, o Suzuki Jimny continua a ser uma espécie em vias de extinção — ou talvez um sobrevivente.

Pequeno, quadrado e durão, o pequeno todo-o-terreno japonês mantém-se fiel à sua essência, ignorando as modas da eletrificação. Depois de um breve regresso a Portugal, a versão de três portas voltou a desaparecer dos concessionários europeus devido às exigentes normas GSR2. Mas há uma nova reviravolta: a versão de cinco portas, mais familiar e espaçosa, encontrou uma forma discreta de entrar no Velho Continente.

A proeza deve-se a um importador italiano, a Fioravanti Motors, que decidiu abrir uma “porta traseira” para o Jimny 5p na Europa. Fabricado na Índia, onde a Suzuki tem uma presença industrial sólida, este Jimny mais comprido — agora com 3,98 metros e uma bagageira de 211 litros — é vendido em Itália com o nível de equipamento GLX All Grip 4WD. Entre os destaques contam-se um ecrã multimédia de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, câmara traseira, ar condicionado automático, faróis Full LED e jantes de liga leve de 15 polegadas.

Suzuki

Mas a exclusividade paga-se. O preço começa nos 43.900 euros, valor que o coloca lado a lado com SUVs muito mais potentes e modernos — como o Peugeot e-3008 elétrico —, apesar do motor 1.5 atmosférico de 102 CV que continua à moda antiga. A Fioravanti oferece ainda opções para personalização: suspensão elevada, pneus mais largos, barras de tejadilho, guinchos e até conversão para GPL com sistema BRC de 45 litros.

Importar um destes para França (ou outro país europeu) é, no entanto, um processo complicado. A homologação não é garantida, e as penalizações ecológicas associadas às emissões de CO₂ deste motor veterano podem transformar o sonho de ter um Jimny de cinco portas num pesadelo financeiro. Mesmo assim, há quem esteja disposto a correr o risco — porque, num mundo de SUV cada vez mais parecidos, o Jimny continua a ser uma raridade: pequeno, honesto e com alma de verdadeiro 4×4.

Leia também:

Suzuki revela novo logótipo depois de mais de 20 anos

Exit mobile version