Num cenário automóvel global cada vez mais centrado na eletrificação, a Stellantis parece disposta a adotar uma nova estratégia: aliar-se aos fabricantes chineses em vez de competir diretamente com eles.
Depois de adquirir uma participação significativa na Leapmotor, a multinacional franco-italo-americana está agora a avaliar uma colaboração mais profunda com a Dongfeng Motor Group, que poderá resultar no lançamento de um novo modelo Jeep nos próximos 18 meses.
De acordo com informações divulgadas pelo China Economic Observer, este futuro SUV teria design próprio da Jeep, mas utilizaria o sistema de propulsão, o cockpit digital e as tecnologias de condução autónoma desenvolvidas pela Dongfeng. O projeto enquadra-se numa tendência crescente na indústria automóvel, em que fabricantes ocidentais recorrem a plataformas e tecnologias chinesas para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos plug-in a custos mais competitivos.
O novo modelo poderá recorrer ao sistema híbrido plug-in de 1,5 litros do Dongfeng M-Hero M817, que combina dois motores elétricos para gerar 922 CV e 1.280 Nm de binário, superando amplamente o desempenho dos atuais Jeep. Há também a possibilidade de adotar a motorização ainda mais potente do M-Hero 917, com 1.082 CV, aproximando-se do território dos hipercarros.
Embora nenhuma das empresas tenha confirmado oficialmente o projeto, fontes próximas indicam que o modelo poderá estrear-se já no primeiro trimestre de 2027, com produção prevista para ocorrer na China.
O mercado chinês deverá ser o principal destino deste novo Jeep, embora a Stellantis possa vir a explorar exportações para outros mercados, dependendo do sucesso local e da viabilidade da parceria.
Esta iniciativa reforça a estratégia global da Stellantis de combinar design e engenharia ocidentais com tecnologia e eficiência de produção chinesas, procurando manter-se competitiva no segmento de veículos elétricos acessíveis e de alto desempenho.