A Xiaomi revolucionou a segurança dos carros elétricos ao montar as células da bateria do SU7… de cabeça para baixo. Descubra a razão por trás desta decisão de engenharia.
No mundo dos carros elétricos, a segurança da bateria é a prioridade máxima. E a Xiaomi, a gigante tecnológica chinesa que agora fabrica carros, trouxe para a estrada uma solução tão simples quanto genial para mitigar o risco de incêndio: montar todas as células da bateria do SU7 de cabeça para baixo.
Esta opção de engenharia, revelada durante uma visita à fábrica da marca em Pequim, não é um mero capricho de design. É uma medida deliberada e calculada com um objetivo claro: em caso de colisão ou de fuga térmica (thermal runaway), a força expansiva e quaisquer chamas são direcionadas para baixo, para a estrada, e não para cima, na direção da cabine e dos ocupantes.

Desafio comum com solução inovadora
Claro que virar as células simplesmente ao contrário não foi suficiente. A equipa de engenharia da Xiaomi, em parceria com a gigante de baterias CATL, teve de superar dois grandes obstáculos:
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O Efeito da Gravidade no Eletrólito: Com as células invertidas, o líquido condutor no seu interior (o eletrólito) comporta-se de forma diferente. Para contrariar os efeitos da gravidade, a CATL e a Xiaomi desenvolveram uma fórmula especial de eletrólito que garante o desempenho e a estabilidade ideais, mesmo nesta orientação incomum.
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Proteção contra Corrosão: Com os terminais metálicos das células virados para o chão, o risco de corrosão aumenta. A solução passou por utilizar metais altamente resistentes à corrosão em todos os contactos, garantindo a longevidade e fiabilidade da bateria.
Mais segurança e melhor design
Esta abordagem “upside down” é parte integrante da plataforma Modena de alto desempenho da Xiaomi (partilhada com o novo SUV YU7), que utiliza uma arquitetura cell-to-body. Neste design, o pack da bateria é parte integrante da estrutura do veículo, aumentando a rigidez e a segurança.
A vantagem extra? Esta engenharia de precisão, combinada com um “sistema de cablagem minimalista”, permitiu à Xiaomi criar um pavimento extremamente baixo. O resultado é um carro elétrico com um perfil elegante e desportivo, evitando o perfil “alto e desajeitado” de muitos EVs, sem nunca comprometer a segurança dos ocupantes.
Fonte: InsideEVs
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