Com 15 anos de existência, o projeto SEAWATCH continua a marcar a diferença na segurança das praias portuguesas.
A aliança de longo prazo entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA|PHS, em prol da vigilância costeira em zonas tradicionalmente sem nadadores-salvadores permanentes — salvando vidas, prevenindo acidentes e promovendo boas práticas junto dos banhistas.

A comprovar o fruto desta aliança estão os dados mais recentes, já que durante o período balnear de 2025, que decorreu entre 1 de maio a 31 de outubro, o projeto SEAWATCH registou 72 salvamentos, 173 assistências de primeiros socorros e 13 buscas bem-sucedidas de crianças perdidas. Estes números refletem o sucesso sustentado de uma colaboração que, ao longo de 15 anos, já permitiu totalizar 1.939 vidas salvas, 4.225 assistências de primeiros socorros e 370 buscas concluídas com sucesso – um contributo inestimável para a segurança balnear em Portugal.
Em comunicado, a VW e o ISN destacam ainda que para assegurar uma cobertura mais ampla e preventiva das zonas costeiras, a operação deste ano iniciou-se mais cedo, com uma mobilização especial durante a Páscoa.
Ao longo da época balnear, a operação SEAWATCH contou com uma frota de 36 viaturas VW – 34 Amarok e 2 ID. Buzz, que reforçaram a vigilância em zonas balneares com menor cobertura de nadadores-salvadores. As viaturas, devidamente equipadas com material de salvamento e suporte básico de vida, foram conduzidas por militares da Marinha ao serviço da Autoridade Marítima Nacional, desempenhando um papel essencial nas operações de prevenção e resposta rápida.
“Os resultados de 2025 demonstram o valor e a importância da parceria de longo prazo entre o ISN e a Volkswagen Veículos Comerciais. Cada vida salva e cada assistência prestada confirma que a cooperação entre instituições e empresas pode fazer a diferença na nossa sociedade.”, disse Ricardo Vieira, Diretor-Geral da VW Veículos Comerciais.