A 9 de maio de 1950, a SEAT S.A. deu início a uma viagem emocionante: a missão de pôr Espanha sobre rodas. A empresa celebra o seu 75.º aniversário enquanto assinala também a maior transformação da sua história, eletrificar a mobilidade no país.
Os visitantes poderão explorar uma seleção de veículos que marcaram cada capítulo da trajetória da Marca: desde o primeiro automóvel produzido em 1953, o SEAT 1400, até ao 100% elétrico CUPRA Raval, cuja produção arrancará em Martorell em 2026, passando por modelos lendários como o SEAT 600, o SEAT Ibiza e o SEAT León, entre muitos outros dos 77 modelos que a empresa produziu desde a sua fundação em 1950.
A exposição estará aberta ao público de 10 a 18 de maio, em simultâneo com o Automobile Barcelona. No sábado, dia 10 de maio, a SEAT S.A. irá também organizar um encontro especial com os colaboradores da empresa para dar início às celebrações históricas.
As primeiras rodas da SEAT foram montadas no modelo SEAT 1400. Em 1953, eram produzidos cinco automóveis por dia deste modelo na fábrica da Zona Franca, em Barcelona.
Após quarenta anos a fabricar modelos icónicos como o SEAT 600 e o SEAT 127 nesse local, a empresa decidiu construir uma unidade de produção maior e mais moderna em Martorell, inaugurada em 1993 com o lançamento da segunda geração do SEAT Ibiza e do SEAT Córdoba. Nessa altura, eram produzidas 1.500 unidades por dia.
Atualmente, a partir desta fábrica com 2.800.000 m² — o equivalente a 400 campos de futebol — sai um automóvel a cada 40 segundos, o que representa cerca de 2.300 por dia. Ao longo dos seus 75 anos de história, a SEAT S.A. já produziu 20.590.594 veículos.
A SEAT S.A. tem sido — e continua a ser — a única empresa que concebe, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha, através dos seus três centros de produção localizados em Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell.
Leia também: SEAT Arona tem peças feitas em arroz
É também o maior investidor industrial do país em Investigação e Desenvolvimento, contribuindo com cerca de 1% para o PIB de Espanha. Sempre na vanguarda tecnológica, a empresa inaugurou o seu próprio centro de Investigação e Desenvolvimento em 1975. O Centro Técnico, que este ano também celebra o seu 50.º aniversário, permitiu à SEAT criar de forma autónoma veículos mais avançados. O 1200 Sport, conhecido como o ‘Bocanegra’, foi o primeiro modelo totalmente desenvolvido nesse centro.
No seio do Centro Técnico, foi inaugurado em 2007 o Centro de Design. É o único centro de design de veículos em Espanha onde se realizam todas as fases do processo de design e é também um dos mais modernos do mundo.
Outra infraestrutura que representa um marco rumo ao futuro elétrico é a fábrica de montagem de baterias, cuja construção teve início em 2023. Com um investimento de 300 milhões de euros e um impacto superior a 500 postos de trabalho, esta unidade — onde serão montadas as células de bateria provenientes da PowerCo em Sagunto — integra o projeto Future: Fast Forward.
Trata-se de um ambicioso plano liderado pelo Grupo Volkswagen e pela SEAT S.A., com o objetivo de transformar Espanha num polo de mobilidade elétrica na Europa. Com um investimento total de 10 mil milhões de euros, é o maior investimento industrial alguma vez realizado na história do país.
Com uma aposta constante no design e na mais recente tecnologia, a SEAT S.A. lançou 77 modelos — incluindo diferentes versões e gerações — ao longo dos seus 75 anos de história. Entre os verdadeiros ícones sobre rodas destacam-se o SEAT 600, símbolo da democratização da mobilidade, e o SEAT Ibiza que, ao fim de 41 anos e cinco gerações, já superou os seis milhões de unidades entregues, tornando-se no modelo mais vendido da história da Marca.
O SEAT León, com quatro gerações e 26 anos a liderar o segmento dos compactos, e o SEAT Arona, o SUV urbano mais vendido em Espanha, também deixaram a sua Marca na história da empresa.
Em Portugal, a presença oficial da SEAT começou nos anos 80. Desde então, nunca saiu da paisagem urbana nacional — nem do coração dos condutores portugueses e modelos como o SEAT Ibiza ou o SEAT Leon tornaram-se ícones de uma geração que valorizava design, performance e acessibilidade. Hoje, a SEAT continua entre as 10 Marcas mais vendidas no país, com uma Rede de Concessionários sólida e uma identidade bem definida.