Samsung anuncia produção em massa de baterias de estado sólido com a BMW como parceira.
A Samsung SDI deu um passo importante na corrida pelas baterias de estado sólido, anunciando um plano para iniciar a sua produção em massa dentro de apenas dois anos, numa parceria com a BMW e a empresa norte-americana Solid Power.
Nesta colaboração, a Solid Power ficará responsável pelo fornecimento dos electrólitos sólidos à base de enxofre. Caberá à Samsung SDI a tarefa de integrar este material em separadores e construir as células completas. O produto final será depois avaliado em conjunto com a BMW para verificar se cumpre os parâmetros de desempenho acordados.
Para a BMW, a entrada da Samsung SDI para este projeto é uma forma de acelerar significativamente o desenvolvimento da próxima geração de baterias.
Objetivos ambiciosos e outros acordos
Para além desta aliança, a Samsung SDI está também a desenvolver a sua própria tecnologia de estado sólido de forma independente, com o objetivo de iniciar a produção em 2027. A empresa ambiciona alcançar uma das densidades energéticas mais altas da indústria.
A coreana tem também um acordo de colaboração com a General Motors, incluindo uma fábrica de baterias nos EUA, havendo rumores de que as baterias de estado sólido poderão ser primeiro utilizadas nas marcas do grupo GM.
O panorama competitivo e a dimensão geopolítica
A corrida para ser o primeiro a comercializar esta tecnologia inclui também construtores chineses, como a Dongfeng, que planeia iniciar a produção em setembro de 2026.
O desenvolvimento das baterias de estado sólido tem uma forte dimensão geopolítica. Atualmente, os fabricantes ocidentais dependem em grande medida do fornecimento de células da China. Esta nova tecnologia poderá ajudar a contornar essa dependência, abrindo portas para uma produção em massa na Europa, EUA ou Coreia do Sul.
