Revistacarros

Renovado Qashqai e-Power transforma o híbrido na experiência mais próxima de um elétrico

O renovado Nissan Qashqai mantém receita híbrida, mas a forma como a marca nipónica afinou a terceira geração do sistema e-Power, aproximando-o cada vez mais da experiência de condução de um modelo elétrico, desta feita com uma autonomia anunciada até 1.200 km.

Qashqai e-Power

Quase uma década após a sua estreia mundial, a Nissan eleva a fasquia da eletrificação com o lançamento da versão mais avançada da sua tecnologia exclusiva. Ao contrário dos sistemas híbridos tradicionais, na tecnologia e-Power as rodas são movidas exclusivamente pelo motor elétrico. O motor a gasolina atua apenas como um gerador eficiente para alimentar a bateria e o motor elétrico. O que promete uma aceleração instantânea e a suavidade de um veículo 100% elétrico, com a autonomia e conveniência de um motor térmico.

Desta forma, o motor a gasolina 1.5 turbo, assume a função exclusiva de gerador, passando a integrar o conceito STARC, que permite elevar a eficiência térmica para 42%, enquanto a integração dos principais componentes num único módulo reduz peso, perdas e complexidade.

A potência disponível no motor elétrico sobe para 190 CV em modo de condução Normal e 203 CV em Sport, sempre com 330 Nm de binário, o que permite à Nissan anunciar que a aceleração de 0 a 100 km/h é agora encurtada para 7,6 segundos.

O sistema e-Power, conta ainda com uma bateria de 2,1 kWh de capacidade, o que segundo Borja Bárron, líder do projeto e-Power no Centro Técnico da Nissan, em Barcelona, Espanha “é mais do que suficiente, não sendo por isso necessária uma bateria de maior capacidade que seria, mais cara e mais pesada”.

Mas mais que a potência, a terceira geração do e-Power impressiona pela sua eficiência, ao anunciar que o consumo médio desce dos 5,3, na geração anterior, para 4,5 l/100 km em ciclo WLTP, na nova geração do sistema da Nissan. Além disso, as emissões de CO2 recuam de 116 para 102 g/km, sendo que o intervalo de revisões passa a ser de 20.000 km e o ruído de funcionamento é reduzido em 5,6 dB.

Mais do que um simples “restyling” mecânico, esta terceira geração do e Power é uma peça central na estratégia da Nissan para manter o Qashqai como referência num segmento altamente competitivo, preparando desta forma uma transição gradual para a mobilidade totalmente elétrica.

Produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, Reino Unido, o novo o Qashqai, equipado com a 3.ª geração da tecnologia e-Power, já está disponível para encomenda no mercado nacional, nos níveis de acabamento Advance, Evolve e Evolve+, com preços que arrancam nos 45.500 euros.

Leia também:

Teste – Nissan Qashqai 1.3 DIG-T Evolve – De cara lavada

Exit mobile version