Estão abertas as encomendas da sexta geração do Renault Clio, que está disponível com vários tipos de motorização e com um preço que arranca nos 21.990 euros.
Revelado no último Salão Automóvel de Munique, o renovado Clio chega com a missão de difícil de suceder a um dos hatchbacks mais vendidos da Europa. E para isso aposta num design arrojado onde se destaca uma secção dianteira dominada por uma grelha hexagonal pronunciada, emoldurada por cromados e uma composta por inúmeros losangos brilhantes.

Com 4,12 metros de comprimento, o novo Clio tem o estilo de carroçaria de um dinâmico hatchback, e apresenta uma bagageira com capacidade de até 391 litros, grande versatilidade e uma vasta gama de equipamentos, logo desde a versão de entrada, evolution, que apresenta uma gama particularmente ampla de tecnologias: regulador de velocidade adaptativo, sistema de monitorização da atenção do condutor, travão de estacionamento elétrico com função auto-hold, ecrã central de 10,1” com replicação de smartphone, acabamentos em tecido no painel de instrumentos, banco do condutor regulável em altura, ar condicionado e sistema de ajuda ao estacionamento traseiro.
A seguir na gama vem a versão techno que conta com: sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, ar condicionado automático, vidros traseiros e óculo traseiro sobreescurecidos, espelho retrovisor interior eletrocromático sem moldura, apoio de braços central dianteiro, iluminação ambiente em LED, modos de condução Multi-Sense, cartão de acesso mãos-livres, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, jantes de liga leve de 16″, câmara de marcha-atrás digital, acendimento automático dos faróis com comutação automática dos máximos/médios, limpa para-brisas automático, seis altifalantes.
Posicionada no topo da gama, está a versão esprit Alpine dotada de uma assinatura visual distinta e um nível de equipamento premium: inserções em Alcantara com acabamentos específicos, pedais em alumínio, carregador por indução, banco do passageiro regulável em altura, logótipo retroiluminado no solo, jantes de liga leve de 18” diamantadas com acabamento fumado, logótipos Clio Dark Chrome, grelha em tons de azul com inserções em cinzento shiste nos para-choques, active driver assist, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e lateral, alerta de ângulo morto, saída segura dos ocupantes, alerta de obstáculo traseiro e sistema de travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás.
Tendo por base plataforma CMF-B, a gama de motorizações é vasta para satisfazer as necessidades dos clientes. A versão de entrada está equipada com um motor 1.2 TCe de três cilindros com 115 cv e 190 Nm, possível de associar a caixa manual de seis velocidades ou a automática EDC com patilhas atrás do volante (opcional).
A variante bifuel conta com um motor 1.2 Eco-G de três cilindros com 120 cv e 200 Nm, associada exclusivamente a caixa EDC, que como novidade dispõe de um tanque de GPL, que passa de 32 para 50 litros, o que lhe permite afirmar uma autonomia combinada de 1.450 km.
Por seu lado, a versão E-Tech Full Hybrid de 160 cv, adota o sistema híbrido do Symbioz, desenvolvido pela Horse Powertrain, que conta com um motor 1.8 de quatro cilindros com 109 cv e 172 Nm com injeção direta e ciclo Atkinson, associado a dois motores elétricos, um com 50 cv e outro com 20 cv, alimentados por bateria de 1,4 kWh, com sistema de arrefecimento novo e caixa multimodo inteligente sem embraiagem.
Quanto a preços a Renault já anunciou que o Clio arranca nos 21.990 euros, e que as primeiras entregas estão previstas para o início de 2026.
Todos os preços da sexta geração do Renault Clio:
Motor – versão – preço recomendado
TCe 115 – evolution – 21.990€
TCe 115 – techno – 26.690€
TCe 115EDC – techno – 25.190€
TCe 115EDC – esprit Alpine – 26.890€
Full hybdri E-Tech 160 – esprit Alpine – 28.990€
Leia também: