Primeira fase do lançamento do Renault 5 Turbo 3E não podia ter corrido melhor para a marca francesa. As encomendas disponíveis para o modelo voaram em poucas horas.
Recorde-se que o R5 Turbo da nova era elétrica tem produção limitado a 1.980 unidades, sendo que a marca francesa abriu as reservas com uma entrada de 50.000 euros, para os primeiros 500 signatários dispostos a pagar 155.000 euros para adquirir o icónico modelo reinventado.

Estamos a falar de um modelo compacto, com 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,38 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,57 metros… embora tenha crescido em relação ao modelo de que deriva. Um Renault 5 E-tech convencional tem 3,92 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 2,54 metros de distância entre eixos. A altura foi reduzida em 12 cm.
No interior, bacquets desportivas com cintos de segurança de seis pontos e estofos em Alcantara. O carbono também é utilizado para reduzir o peso, mas a caraterística mais marcante é o travão de mão de estilo rali com uma alavanca vertical. Por outro lado, existe um ecrã de 10,1 polegadas para a instrumentação e um ecrã de 10,25 polegadas para o sistema multimédia OpenR.
De acordo com as informações da marca, o Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma plataforma eléctrica dedicada com uma arquitetura de 800 volts. A bateria tem uma capacidade de 70 kWh e a autonomia atinge os 400 km na homologação do ciclo WLTP.
A tração é assegurada por dois motores elétricos nas rodas traseiras, cada um com 272 CV (200 kW), para uma potência total de 540 CV e um binário máximo selvagem de… 4.800 Nm. Com um peso de 1.450 kg, não é de admirar que demore apenas 3,5 segundos a atingir os 0-100 km/h e chegue aos 270 km/h.
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