O rei de Marrocos, Mohamed VI, desfruta de um supercarro do qual foram fabricadas apenas duas unidades e que foi projetado no país africano. Tem 1.550 CV de potência, cortesia de um motor Corvette, e um design realmente impressionante.
Um bom exemplo disso é o SUV low cost Atlas, que poderá chegar a partir de Marrocos. Deixando de lado a hipotética produção de um veículo de baixo custo como o chamado Atlas, o que realmente impressiona é descobrir que o rei Mohamed VI de Marrocos é a única pessoa no mundo que pode desfrutar de um supercarro projetado e fabricado no seu país.
Chama-se Laraki Sahara e é obra do fabricante Laraki. A empresa foi fundada em 1999 por Abdesslam Laraki, que dá nome à marca, um empresário que ganhou uma fortuna com o negócio de importação de veículos e que há 25 anos decidiu embarcar na aventura de criar a sua própria marca de automóveis.
Laraki optou pelo mercado exclusivo dos supercarros e lançou modelos como o Fulgura, o Borac e o Epitome. Estes carros, que foram exibidos em eventos como o Salão de Genebra e o Concurso de Elegância de Pebble Beach, fazem parte da história da Laraki, agora sob a direção do filho do fundador, com o mesmo nome.
No entanto, o carro que protagoniza este artigo é, na verdade, a última criação da empresa, o Laraki Sahara. Trata-se de um super desportivo que, tal como os restantes veículos criados pela empresa, foi concebido e fabricado em Marrocos, com exceção do motor, que é importado e, geralmente, costuma ser um motor V12 da Mercedes-Benz.
Leia também: Marrocos ameaça a Europa e torna-se uma potência de carros elétricos
O Sahara, que foi lançado no mercado em 2018, ao contrário dos seus antecessores, opta por um motor V8 de origem Chevrolet que equipa modelos como o Corvette. Esta mecânica foi cuidadosamente modificada para produzir uma potência máxima de 1.550 CV, o que lhe permite passar de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 310 km/h.
Esteticamente, o Laraki Sahara é um superdesportivo imponente com uma secção frontal muito alongada, um olhar agressivo, grandes entradas de ar, um spoiler dianteiro enorme, um difusor traseiro aerodinâmico, um eixo traseiro muito largo e jantes enormes. Destaca-se também o teto baixo e, consequentemente, as janelas laterais pequenas.
No que diz respeito ao interior, a Laraki fez o mesmo, dotando o habitáculo do Sahara com os melhores acabamentos e o couro mais exclusivo. Há também um volante com um design muito desportivo, um ecrã para o sistema de infoentretenimento e um par de bancos desportivos.
E, acima de tudo, o mais interessante do Sahara é que a Laraki fabricou apenas duas unidades, sendo um carro sobre o qual há pouca informação e que raramente foi visto em público. Além disso, os dois exemplares pertencem ao rei de Marrocos, Mohamed VI.