Revistacarros

Quer saber o que diz a Mercedes sobre os motores BMW?

Tesla, BYD

A Mercedes já reagiu aos rumores que davam conta de utilização de motores BMW. 

Os rumores que circulavam na indústria automóvel sugerindo que a Mercedes-Benz iria utilizar motores BMW em alguns dos seus modelos chegaram oficialmente ao fim. A marca alemã veio a público desmentir categoricamente essa possibilidade.

A especulação, que ganhou força no final de agosto, indicava que a construtora de Estugarda ponderava usar o motor B48 de quatro cilindros da rival de Munique, alegadamente por razões de eficiência de custos e desenvolvimento. Contudo, nenhuma das marcas se tinha pronunciado até agora.

A posição oficial foi finalmente esclarecida por Markus Schäfer, diretor tecnológico da Mercedes-Benz, em declarações à imprensa durante o Salão Automóvel de Munique (IAA Mobility 2025). Em tom definitivo, Schäfer afirmou: “Não há qualquer verdade nestes rumores”.

Para travar a especulação, o executivo revelou pormenores sobre a nova família de motores de combustão interna da marca, designada FAME (Family of Modular Engines). Desenvolvida desde raiz em conjunto com a Horse (a empresa de propulsão resultante da joint venture entre Geely e Renault), esta nova geração de motores foi concebida para substituir toda a gama atual de motores térmicos da Mercedes.

A arquitetura modular da FAME é a sua maior vantagem, permitindo a criação de motorizações com diferentes cilindradas – desde compactos de quatro cilindros até impressionantes blocos de doze cilindros. Schäfer destacou que estes propulsores “já cumprem as rigorosas normas de emissões EU7, China 7 e as norte-americanas”.

A nova família foi projetada para ser compatível com vários graus de eletrificação, incluindo tecnologia mild-hybrid (como o novo M252 a gasolina já apresentado), e está preparada para funcionar com combustíveis neutros em carbono, como e-fuels e biocombustíveis avançados.

V8 e V12 Garantidos no Futuro

Num comunicado que irá certamente alegrar os entusiastas, o diretor tecnológico aproveitou ainda para reafirmar o compromisso da marca com motores de grande cilindrada. Schäfer garantiu que a Mercedes-Benz está a finalizar o desenvolvimento de um novo motor V8 de alto desempenho desenhado para cumprir com as futuras normas de emissões.

Mais surpreendente foi a confirmação de que os icónicos motores V12 e vão manter na gama. “Vamos continuar a oferecer V12 e também V8. Temos uma gama completa de motores térmicos atualizada, desenvolvida internamente, que está preparada para o futuro”, concluiu o executivo, pondo assim um ponto final na questão e reafirmando a autonomia e ambição da marca na área da propulsão.

 

Exit mobile version