A Taça de Portugal ainda não tem dono, mas no mundo automóvel, estes cinco modelos já levantaram o troféu de “design mais arrojado” de 2025, ainda o ano vai a meio…
1. Lexus LFR – O Samurai de 900 Cavalos
O Lexus LFR não é apenas um carro; é uma declaração de guerra aos supercarros europeus. Com linhas inspiradas no lendário LFA, este japonês de 900 cavalos (graças a um V8 biturbo híbrido) parece pronto para dominar as pistas de Le Mans. O detalhe mais intrigante? Será oferecido em duas versões: uma “docil” para o dia a dia e outra “hardcore” para as curvas mais selvagens. A produção limitada começa no final de 2025, e os afortunados que conseguirem uma unidade desembolsarão pelo menos €200 mil. Um preço que justifica cada centímetro do seu capô alongado e faróis em “L” tridimensionais.

2. Renault Emblème – O Elétrico Que Planta Árvores
O Renault Emblème é a prova de que sustentabilidade pode ser sinónimo de estilo. Este concept car, desenvolvido pela divisão Ampere, reduz em 90% as emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida. Como? Com baterias produzidas na Europa (72% menos carbono), painéis de porta em fibra de ananás e faróis que armazenam CO₂. O interior, minimalista e revestido a materiais reciclados, parece saído de um filme de ficção científica. Um aviso aos puristas: o Emblème não é apenas um exercício de design – a Renault planeia tê-lo nas ruas até 2035.
3. BMW Concept Speedtop – A Shooting Brake dos Milionários
A BMW decidiu presentear os seus clientes mais abastados com uma obra de arte sobre rodas: o Concept Speedtop. Esta shooting brake, revelada no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, combina um V8 biturbo de 617 cv com um design que parece pintado à mão. O gradiente de cores “Floating Sunstone Maroon” no tejadilho e os faróis iluminados fazem parecer que o carro está em movimento mesmo quando parado. A boa notícia? Serão produzidas 70 unidades. A má? Cada uma custará mais do que um apartamento em Lisboa. Merece a Taça?
4. Fiat GigaPanda – O Retro Que Virou Futurista
O Fiat GigaPanda é o elo perdido entre os clássicos dos anos 80 e os SUVs modernos. Com faróis pixelizados e um tom de roxo que brilha como neon, este compacto de sete lugares parece ter saído de um jogo de arcade. A magia está nos detalhes: o mesmo motor híbrido de 1.2 litros do Panda, mas agora com opção elétrica e até versões a etanol para o Brasil. O chefe de design da Fiat, François Leboine, promete que o modelo de produção manterá 90% do conceito – uma raridade num mundo de protótipos esquecidos.
5. Fiat Tris – O Pequeno Gigante das Cidades
A corajosa reinterpretação do mítico Piaggio Ape merece o nosso aplauso! O Fiat Tris é a solução perfeita para cidades como Lisboa ou Porto, ao mesmo tempo que contempla uma das silhuetas mais divertidas do passado. Se leva a Taça, não sabemos, mas é uma das nossas escolhas! Com apenas 3.17 metros de comprimento e três rodas, este utilitário elétrico carrega até 540 kg (uma europalete inteira!) e atinge 45 km/h sem emitir um único decibel. O motor de 12.2 cv pode não impressionar, mas a autonomia de 90 km e o carregamento em tomada doméstica fazem dele o “MVP” das entregas urbanas. E sim: em França, pode ser conduzido por adolescentes a partir dos 14 anos.
Bónus: O Joker da Taça
“Sabia que o Renault 5 Turbo 3E (o desportivo elétrico da marca) foi testado no Autodromo Internacional do Algarve (AIA)? Os engenheiros admitiram que o chassis foi afinado para curvas ‘à portuguesa’!”