No transporte de automóveis, o recorde é chinês: com 219,9 metros de comprimento, o novo BYD Shenzhen é o maior do mundo!
A BYD, gigante chinesa de carros elétricos, acaba de colocar em operação o maior navio de transporte de automóveis do mundo: o BYD Shenzhen. Com capacidade para 9.200 veículos – o suficiente para abarrotar 15 campos de futebol –, o navio partiu na sua primeira viagem internacional com destino ao Brasil, transportando mais de 7.000 carros de energia nova (NEVs), incluindo modelos elétricos e híbridos plug-in.
O título de maior navio do mundo em dimensões absolutas pertence ao petroleiro Knock Nevis, um verdadeiro colosso dos mares com 458,4 metros de comprimento e 68,9 metros de largura. Construído em 1981 e inicialmente batizado de Seawise Giant, este gigante dos oceanos mantém o recorde histórico de embarcação mais longa e com maior tonelagem já construída.
Mas, na categoria específica de navios de transporte de veículos, o novo BYD Shenzhen é o maior do mundo, com 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 16 andares.
Desenhado para a eficiência, o Shenzhen atinge uma velocidade de cruzeiro de 19 nós (cerca de 35 km/h) e representa o culminar da estratégia da BYD para dominar o mercado global de veículos elétricos.
Curiosidade: Enquanto o Knock Nevis era tão grande que não podia navegar no Canal da Mancha ou no Canal do Panamá, o BYD Shenzhen foi otimizado para rotas comerciais estratégicas, ligando a China a mercados como o Brasil e a Europa.
Um gigante dos mares
O Shenzhen, que recebeu o nome da cidade onde a BYD foi fundada, é o quarto navio da frota da marca e destrona todos os anteriores em tamanho. Enquanto os seus três irmãos – Explorer N.º 1, Changzhou e Hefei – transportam até 7.000 carros cada, o novo colosso eleva a fasquia com espaço para mais 2.200 veículos.
Dado curioso: Se todos os 9.200 lugares do Shenzhen fossem ocupados por unidades do BYD Atto 2 (um dos seus modelos mais compactos), a fila de carros esticada atingiria cerca de 40 quilómetros – quase a distância entre Lisboa e Palmela!
Mais: assumindo que cada veículo ocupa mais ou menos 12 m² (incluindo espaço de manobra), 9.200 carros ocupariam uma área de cerca de 11 hectares, mais ao menos 15 campos de futebol como o Estádio da Luz.
E esta?
Leia ainda: Teste – Mercedes-Benz EQB 250+ Edition – Outra autonomia