Revistacarros

Quantos carros leva o maior navio de transporte do mundo? 

navio carros BYD

No transporte de automóveis, o recorde é chinês: com 219,9 metros de comprimento, o novo BYD Shenzhen é o maior do mundo!

A BYD, gigante chinesa de carros elétricos, acaba de colocar em operação o maior navio de transporte de automóveis do mundo: o BYD Shenzhen. Com capacidade para 9.200 veículos – o suficiente para abarrotar 15 campos de futebol –o navio partiu na sua primeira viagem internacional com destino ao Brasil, transportando mais de 7.000 carros de energia nova (NEVs), incluindo modelos elétricos e híbridos plug-in.

O título de maior navio do mundo em dimensões absolutas pertence ao petroleiro Knock Nevis, um verdadeiro colosso dos mares com 458,4 metros de comprimento e 68,9 metros de largura. Construído em 1981 e inicialmente batizado de Seawise Giant, este gigante dos oceanos mantém o recorde histórico de embarcação mais longa e com maior tonelagem já construída.

Mas, na categoria específica de navios de transporte de veículos, o novo BYD Shenzhen é o maior do mundo, com 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 16 andares.

Desenhado para a eficiência, o Shenzhen atinge uma velocidade de cruzeiro de 19 nós (cerca de 35 km/h) e representa o culminar da estratégia da BYD para dominar o mercado global de veículos elétricos.

Curiosidade: Enquanto o Knock Nevis era tão grande que não podia navegar no Canal da Mancha ou no Canal do Panamá, o BYD Shenzhen foi otimizado para rotas comerciais estratégicas, ligando a China a mercados como o Brasil e a Europa.

Um gigante dos mares

O Shenzhen, que recebeu o nome da cidade onde a BYD foi fundada, é o quarto navio da frota da marca e destrona todos os anteriores em tamanho. Enquanto os seus três irmãos – Explorer N.º 1, Changzhou e Hefei – transportam até 7.000 carros cada, o novo colosso eleva a fasquia com espaço para mais 2.200 veículos.

Dado curioso: Se todos os 9.200 lugares do Shenzhen fossem ocupados por unidades do BYD Atto 2 (um dos seus modelos mais compactos), a fila de carros esticada atingiria cerca de 40 quilómetros – quase a distância entre Lisboa e Palmela!

Mais: assumindo que cada veículo ocupa mais ou menos 12 m² (incluindo espaço de manobra), 9.200 carros ocupariam uma área de cerca de 11 hectares, mais ao menos 15 campos de futebol como o Estádio da Luz.

E esta?

Leia ainda: Teste – Mercedes-Benz EQB 250+ Edition – Outra autonomia

 

Exit mobile version