Revistacarros

Quando foi edificada a primeira estação de serviço?

É algo que tomamos como garantido: conduzimos, ficamos sem gasolina, abastecemos. Mas quem decidiu que se podia parar algures e abastecer-se de combustível?

Eis uma retrospetiva de uma invenção que tem tanto de banal como de essencial.
Antes do automóvel: a gasolina na mercearia

No final do século XIX, quando surgiram os primeiros automóveis a gasolina, não existiam estações de serviço. Para abastecer, era preciso ir a uma farmácia ou a uma mercearia. A gasolina era vendida em latas, muitas vezes ao lado de sabonetes ou perfumes.

1905: a primeira estação de serviço
A primeira verdadeira estação de serviço do mundo foi aberta em 1905, em Wiesloch, naAlemanha , no pátio de uma farmácia. Foi aqui que Bertha Benz, esposa de Carl Benz, abasteceu o seu carro pela primeira vez para provar que o carro do marido valia o dinheiro!

1913: a primeira estação de serviço moderna
A primeira estação de serviço moderna, com uma bomba, abriu em 1913 em Pittsburgh (Pensilvânia). Foi criada pela Gulf Oil e oferecia combustível na bomba, bem como mapas de estradas gratuitos!

Nos anos 20 e 30, com a popularidade do automóvel (graças a Ford), as estações de serviço multiplicam-se como cogumelos. Em França, a Total, a Shell, a BP e outras surgiram já na década de 1920.

Depois, surgiram as estações de serviço “modernas” dos anos 50 : maiores, mais limpas, com serviços e , por vezes, pequenos restaurantes.

Há milhares delas, nas auto-estradas, nos centros das cidades e, por vezes, nos parques de estacionamento. Mas o modelo está a evoluir: terminais eléctricos, estações automáticas e, em breve… talvez sem estações, com baterias amovíveis?

Em suma, a estação de serviço é uma invenção nascida da necessidade de liberdade. E sem ela, a história do automóvel nunca teria arrancado.

Área de Serviço

 

Exit mobile version