A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou esta terça-feira que registou em 2025 um aumento de 8% nas infrações por falta de uso de cintos de segurança e outros sistemas de retenção.
Segundo os dados revelados, nas operações de fiscalização realizadas em 2025 a PSP registou 2.767 contraordenações por falta de uso do cinto de segurança, o que representa um aumento de 3 casos face a 2024 e 1.227 por falta de uso dos restantes sistemas de retenção, mais 267 que em 2024.
“Este número de infrações detetadas reflete um aumento considerável face ao ano anterior (mais de 8%), resultado da intensificação das operações de prevenção e fiscalização rodoviária realizadas pela PSP em todo o Território Nacional”, adianta a nota da PSP.
O comunicado alerta ainda aos automobilistas para evitarem comportamentos que causem distração durante a condução, especialmente em situações de mau tempo, com chuvas e ventos fortes.
“Estas condições meteorológicas adversas, previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, elevam e aumentam o risco de ocorrência de acidentes rodoviários, tornando o uso obrigatório de dispositivos de segurança (cinto de segurança e demais sistemas de retenção) uma medida importante, que pode ajudar a proteger a integridade física dos utentes das viaturas e, inclusivamente, salvar vidas”.
Com o atual cenário de mau tempo que afeta todo o Território, incluindo queda de neve, chuvas intensas e ventos fortes, o não uso ou o uso inadequado do cinto de segurança, bem como o desrespeito no uso dos demais sistemas de retenção, pode contribuir para a ocorrência de fatalidades em despistes e em colisões.
Nesse sentido a PSP aconselha:
- Use sempre o cinto de segurança: é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, incluindo no banco de trás. Utilize sistemas de retenção devidamente homologados e adequados à criança. Verifique se estão corretamente instalados e apertados – um cinto mal colocado pode agravar lesões em caso de impacto;
- Adapte a condução às condições meteorológicas adversas e ao estado da via: com chuva reduza a velocidade, aumente a distância de segurança para o veículo da frente (pelo menos o dobro do habitual) e evite manobras bruscas. A chuva intensa pode causar aquaplaning e conjugada com vento forte, a perda de controlo da viatura;
- Mantenha o veículo em condições: verifique o estado dos pneus, limpe vidros e faróis para boa visibilidade;
- Planeie a viagem: evite deslocações desnecessárias durante picos de mau tempo. Consulte previsões atualizadas no site do IPMA (www.ipma.pt). Em caso de emergência, ligue 112;
- Seja visível e previsível: sinalize todas as mudanças de direção com antecedência e respeite os limites de velocidade, que devem ser reduzidos em zonas de risco;
- Não utilize o telemóvel durante a condução.
Leia também:
