Revistacarros

PSP registou cerca de 4.000 infrações em 2025 por falia do cinto de segurança

PSP cinto segurança

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou esta terça-feira que registou em 2025 um aumento de 8% nas infrações por falta de uso de cintos de segurança e outros sistemas de retenção.

Segundo os dados revelados, nas operações de fiscalização realizadas em 2025 a PSP registou 2.767 contraordenações por falta de uso do cinto de segurança, o que representa um aumento de 3 casos face a 2024 e 1.227 por falta de uso dos restantes sistemas de retenção, mais 267 que em 2024.

“Este número de infrações detetadas reflete um aumento considerável face ao ano anterior (mais de 8%), resultado da intensificação das operações de prevenção e fiscalização rodoviária realizadas pela PSP em todo o Território Nacional”, adianta a nota da PSP.

O comunicado alerta ainda aos automobilistas para evitarem comportamentos que causem distração durante a condução, especialmente em situações de mau tempo, com chuvas e ventos fortes.

“Estas condições meteorológicas adversas, previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, elevam e aumentam o risco de ocorrência de acidentes rodoviários, tornando o uso obrigatório de dispositivos de segurança (cinto de segurança e demais sistemas de retenção) uma medida importante, que pode ajudar a proteger a integridade física dos utentes das viaturas e, inclusivamente, salvar vidas”.

Com o atual cenário de mau tempo que afeta todo o Território, incluindo queda de neve, chuvas intensas e ventos fortes, o não uso ou o uso inadequado do cinto de segurança, bem como o desrespeito no uso dos demais sistemas de retenção, pode contribuir para a ocorrência de fatalidades em despistes e em colisões.

Nesse sentido a PSP aconselha:

 

Leia também:

Cinco dicas para conduzir em segurança em piso molhado

Exit mobile version