O Mazda MX-5 é o carro desportivo capaz de ser adquirido pelo mais comum dos mortais. É fiável e prático, e foi concebido para ser utilizado todos os dias sem grandes compromissos.
No entanto, de acordo com o último estudo da iSeeCars.com, os proprietários de MX-5 quase não conduzem os seus carros.
O estudo analisou as leituras do conta-quilómetros de mais de 1 milhão de carros usados com três anos vendidos entre novembro de 2024 e abril de 2025, descobrindo que, em média, os proprietários deste tipo de carro conduziam 19 806 km. O MX-5 emergiu como o carro menos conduzido dos veículos analisados, com uma média de apenas 8 106 km por ano — menos da metade da média.
O GMC Hummer EV ficou em segundo lugar, com uma média de 8376 km por ano. E em terceiro lugar ficou o MX-5 Miata RF — com carroçaria fastback retrátil — com 8900 km por ano.
Leia também: Futuro Mazda MX-5 esconde surpresa debaixo do capô
Embora o MX-5 seja um carro perfeitamente aceitável para o dia a dia, não nos surpreende vê-lo no topo da lista. A maioria das pessoas usa-o como segundo ou terceiro carro, destinado apenas a passeios de fim de semana. Isso significa menos tempo a andar ao longo do ano, quando está frio ou chuvoso. Se a iSeeCars tivesse analisado a quilometragem de carros raros ou exóticos, apostamos que esta lista seria composta apenas por Ferraris, Lamborghinis e Koenigseggs.
Há também um número considerável de carros elétricos entre os veículos menos conduzidos nos Estados Unidos. Isso se deve à sua autonomia limitada, de acordo com a iSeeCars.
“É revelador que veículos como o GMC Hummer EV, Mazda MX-30 EV, Ford F-150 Lightning e Volkswagen ID.4 estejam entre os modelos menos conduzidos”, disse Karl Brauer, analista executivo da iSeeCars. “Todos estes são veículos utilitários que deveriam ser muito utilizados, mas os seus sistemas de transmissão elétricos parecem limitar a quilometragem anual.”
A lista dos carros mais conduzidos nos Estados Unidos é exatamente o que seria de esperar: na sua maioria, veículos utilitários concebidos para transportar pessoas ou carga.
Embora a maioria destes veículos sejam carrinhas e SUV, carros como o Chevy Malibu e o Mustang descapotável podem ser explicados pelo elevado uso em alugueres. “Todos estes sedans têm uma certa utilização em frotas de aluguer, o que provavelmente aumenta os seus números de quilometragem anual”, afirma Brauer.