Revistacarros

Produção automóvel nacional recua em outubro

Fábrica Stellantis Mangualde

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP), revelou que a produção automóvel nacional recuou 7,6% % em outubro, face ao mesmo período de 2024, tendo saído das fábricas instaladas em Portugal 33.213 veículos automóveis.

Desta forma, de janeiro a outubro, a produção automóvel nacional alcançou 289.572, o que representa um acréscimo de 5,5%, face a igual período do ano anterior.

“A informação estatística relativa ao período de janeiro a outubro do ano de 2025 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma positiva para o saldo da balança comercial portuguesa”, adianta o comunicado da ACAP.

Segundo a mesma nota, a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 87,2%, sendo a Alemanha com 20,1%, a líder do ranking, seguida Itália e Turquia com 11,1%, Espanha com 10% e França com 9,8%.

Em termos de grandes regiões, o mercado africano, liderado por Marrocos 12,9%, mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal com 4,3% das exportações. A América encontra-se no terceiro lugar com 3,2% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal.

Já relativamente à montagem de veículos automóveis nas fábricas instaladas em Portugal, no décimo mês do ano foram montados 27 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 15,6% face ao mesmo mês de 2024.

Por seu lado, o acumulado, de janeiro a outubro de 2025, apresentou um decréscimo de 20,1% face igual período do ano anterior, representando 207 veículos montados em 2025.

Exit mobile version