A condução autónoma continua a ganhar terreno globalmente, e em Portugal, o governo decidiu estabelecer as regras para permitir testes com veículos autónomos, nas cidades.
A Decisão agora anunciada integra um pacote de medidas para a mobilidade aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros.
Desta forma vão ser definidas as regras aplicáveis a testes em via pública de sistemas automáticos de condução instalados em veículos, para todos os níveis de automação, visando salvaguardar questões de segurança para condutores, peões, operadores e veículos.
No âmbito das novas regras vão ser criadas zonas de teste para “em contexto real, nas cidades, testar veículos autónomos”, anunciou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
Segundo o ministro, estão abrangidos veículos de passageiros, individuais e de mercadorias, acrescentando que “o próprio Estado já utiliza veículos com condução automática, como o metro do Mondego, onde é uma realidade que já está em funcionamento”.
O pedido para os testes de condução autónoma é submetido ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT) para validação técnica, sendo que as autarquias têm de emitir parecer quanto a percursos e horários em contexto urbano e os gestores de rodovia nos restantes casos.
