As portagens nas principais travessias rodoviárias sobre o Rio Tejo, as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, vão ficar mais caras no início do próximo ano.
Segundo avança o “Negócios” os aumentos podem ser 2,38%, o que contas feitas, representa um acréscimo entre cinco e dez cêntimos ao preço atual, dependendo da classe de veículo.
A publicação especializada em assuntos económicos adianta que a atualização das tarifas resulta da variação homóloga da inflação sem habitação registada em setembro, o mês de referência para a concessão da Lusoponte, que gere as duas infraestruturas.
A estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou que a inflação se ficou em 2,28% no mês de setembro. A este valor será necessário adicionar de 0,1%, previsto na lei, de compensação às concessionárias, que resulta do acordo conseguido em 2022 entre o Governo e as concessionárias de autoestradas para as compensar pelo travão a uma subida de cerca de 10%, em 2023, o que eleva o aumento total para 2,38%.
Desta forma, a leitura final do INE, a divulgar em outubro, determinará os valores definitivos.