Mesmo com o interior totalmente digital do novo Cayenne Electric, a Porsche mantém o compromisso com os controlos físicos — especialmente o tradicional botão de volume.
Nos últimos anos, muitas marcas automóveis substituíram botões e comandos tradicionais por ecrãs táteis e interfaces digitais. A Porsche também seguiu essa tendência com o Taycan elétrico, reduzindo o número de controlos físicos. No entanto, a marca de Estugarda parece estar agora a rever essa estratégia.
Em entrevista ao portal The Drive, na Alemanha, Dirk Assfalg, gerente de eletrónica do Cayenne, afirmou que os clientes continuam a valorizar botões físicos nos seus veículos. O novo Cayenne EV, apesar do moderno ecrã central OLED de 14,3 polegadas, mantém comandos táteis para funções essenciais como a velocidade do ventilador e a temperatura.
A Porsche não está sozinha nesta abordagem. O novo BMW iX3 elétrico também apresenta um ecrã central de grandes dimensões — de 17,9 polegadas —, mas mantém um botão físico dedicado ao controlo do volume.
A BMW revelou ainda que, segundo os dados recolhidos junto de cerca de 10 milhões de condutores, o botão de volume continua a ser uma das funções mais utilizadas nos seus automóveis — uma prova de que, mesmo na era digital, a interação tátil ainda tem um lugar garantido no interior dos carros.