Revistacarros

PIEP vai desenvolver nova estrutura para espelhos de automóveis

O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, em parceria com a COPEFI, empresa especializada na fabricação de componentes para o setor automóvel, acaba de lançar o projeto POLECAT, estruturado para responder às crescentes exigências em termos de inovação, eficiência e sustentabilidade.

Em desenvolvimento está já uma estrutura inovadora para o espelho da pala de sol dos veículos que utilizará sensores de toque capacitivos para controlar a transparência e opacidade, substituindo os tradicionais botões mecânicos por uma interface intuitiva e moderna.

Esta inovação representa um avanço significativo na modernização dos interiores dos veículos, aliando design, funcionalidade e conforto.

Leia também: Marca portuguesa Adamastor pondera lançar novos modelos

O foco principal do projeto é a adoção da tecnologia de In-Mold Electronics (IME), que combina a moldação por injeção com eletrónica impressa, num único processo, permitindo a incorporação de interfaces táteis diretamente nas superfícies dos componentes. Complementarmente, será integrada a tecnologia Smart Glass, promovendo novas funcionalidades interativas e estéticas.

Além das inovações tecnológicas, o projeto POLECAT está fortemente alinhado com os princípios da sustentabilidade. A substituição do vidro convencional por um substrato polimérico de base biológica mais leve é igualmente um dos objetivos, permitindo contribuir desse modo para a redução da pegada de carbono, enquanto simplifica a montagem, reduz o número de componentes e elimina o uso de multimateriais.

“Com o POLECAT em parceria com a COPEFI, damos um passo firme rumo à mobilidade do futuro. Este projeto reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, ao mesmo tempo que antecipa as necessidades da indústria automóvel e dos consumidores,” afirma Bruno Pereira da Silva, Diretor de Relações Públicas e Sustentabilidade do PIEP.

Através desta abordagem integrada e sustentável, o POLECAT pretende estabelecer um novo padrão para os componentes automóveis, promovendo a eficiência nos processos produtivos e abrindo caminho a novas possibilidades no design funcional e inteligente dos veículos.

Exit mobile version